Projeto Uepa para Todas as Comunidades está de volta

Enviado por Daniel Leite em Sex, 27/05/2022 - 10:19

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) retomou as atividades do projeto Uepa para Todas as Comunidades, durante a 19ª Ação Cidadã Santa Rita de Cássia, na Paróquia de São Joaquim e Santana, no município de Bujarú, no último domingo, 22. E nesta sexta-feira, 27, cerca de 120 pessoas envolvidas na ação estiveram presentes no auditório da reitoria para receber o certificado de participação, durante cerimônia coordenada pela pró-reitora de extensão, Vera Palácios, que ressaltou a importância de toda a equipe atuante na iniciativa. Além da pró-reitora, o reitor Clay Chagas, a vice-reitora Ilma Pastana e a deputada federal Vivi Reis participaram do momento de certificação.

A programação realizada em Bujaru foi organizada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), com apoio dos centros de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Ciências Sociais e da Educação (CCSE) e Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT). Depois de dois anos suspenso em função da pandemia, o projeto retoma a programação que reflete a aproximação entre a universidade e a comunidade paraense, com atividades no âmbito da educação em saúde e meio ambiente, além dos serviços de atendimento em diversas especialidades médicas e de saúde. “Este projeto já existe há mais de uma década e as ações que ocorrem em Bujaru estão conectadas à missão institucional da Uepa. É uma oportunidade de proporcionar momentos educacionais tanto para as pessoas que recebem atendimentos em saúde, quanto para nossos alunos que integram essas ações. Esse ano foi muito satisfatório e especial, pois integramos os três centros da Uepa”, afirmou a pró-reitora de extensão Vera Palácios.

As atividades do Uepa para Todas as Comunidades em Bujaru contou com a participação de representantes da gestão superior, professores, técnicos e alunos de diversos cursos da universidade como Medicina, Fisioterapia, Gastronomia, Pedagogia, Saúde Coletiva, Terapia Ocupacional, Biomedicina e Educação Física.

Para a vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana, as atividades promovidas pelo Uepa para Todas as Comunidades é um momento de integração entre diversos cursos, assim como entre os alunos e as comunidades. “Este é um grande momento de nos colocarmos um no lugar do outro, gerar união entre o corpo discente e docente com a gestão, para pensar os caminhos a oferecer da melhor forma possível os atendimentos em saúde ou as atividades educacionais para os municípios do interior, que são carentes de ações neste sentido. Portanto, é de grande importância nós trazermos a universidade para esses espaços”, expressou.

A ação em Bujaru cadastrou mais de cinco mil pessoas para receberem atendimentos gratuitos nas especialidades de Biomedicina, Clínica Médica, Ginecologia, Dermatologia, Fisioterapia e Odontologia, além de atendimento jurídico, psicológico e pedagógico, atividades desportivas e gastronômicas, testagens sorológicas para HIV, Sífilis e Hepatite.

Para o diretor do CCBS, Emanuel Sousa, a presença da Uepa em Bujaru é um momento que proporciona muito aprendizado para os alunos da universidade. “A missão da Uepa é fazer ensino, pesquisa e extensão. Ações como esta possibilitam que os alunos possam praticar atividades, captar informações e dados para pesquisas científicas, através dos atendimentos e do contato com a comunidade. Deste modo, acredito que todos da Uepa ou da comunidade de Bujaru, tivemos algo a acrescentar na vida uns dos outros”, comentou.

A comunidade de Bujaru foi receptiva às ações realizadas. Inês Borges Leal, 74 anos, era uma das moradoras de Bujaru presente. Ela percebe que os moradores enxergam no projeto Uepa para Todas as Comunidades a possibilidade de ter acesso à informação e a atendimentos de saúde, que não chegam com regularidade no município. "Bujaru é uma cidade muito carente de serviços de educação e de saúde. Eu, por exemplo, preciso muito de atendimentos especializados, pois a idade chegou e preciso me cuidar. Imagina o resto da população, então é por isso que eu fico muito feliz quando vejo o ônibus da Universidade chegando com vocês”, disse.

O projeto Uepa para Todas as Comunidades foi iniciado em 2009, como ação extensionista e multidisciplinar por constituir-se como uma ação social e educativa, que visa atender a população com serviços básicos e essenciais nas áreas da saúde, segurança, educação, lazer, informação, assistência social e cidadania.

Para o aluno Felipe Amorim, que está no décimo segundo semestre do curso de Medicina, as ações do Uepa para Todas as Comunidades são um momento de sair da zona de conforto, ir para os municípios do interior e ter contato direto com os pacientes, além de possibilitar colocar em prática o que se aprende na universidade. “A minha intenção é vir ajudar a população do meu estado e aproveitar um momento de aprendizado, que sei que será útil na minha formação como profissional”, afirmou.

 

Texto e fotos: Daniel Leite Jr e Laís Teixeira (Ascom Uepa)