Projetos de cursinho popular da Uepa voltam às aulas

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 04/08/2017 - 12:49
Com o intuito de ajudar no tão almejado sonho de cursar o ensino superior, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) investe em projetos de cursinhos populares para incentivar e preparar os estudantes da Rede Pública para ingressarem nas universidades. Neste sábado, 5, dois deles retornam as aulas do segundo semestre com turmas divididas entre os períodos da manhã e da tarde. 
 
O primeiro é o Cursinho Avante, que funciona no Campus da Uepa em Marabá. Resultado de uma parceria entre a Instituição e o Centro Acadêmico de Ciências Naturais (CACIN), o projeto atende atualmente 60 alunos com aulas aos sábados e domingos pela manhã. A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) conta com a participação de alunos dos demais cursos da Uepa e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), que colaboram como professores voluntários. 
 
Quem também retoma a rotina dos estudos neste sábado são os alunos do Cursinho Alternativo do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). No início do ano, o projeto contava com quatro turmas. Com o retorno do segundo semestre, a direção colocou a disposição mais três turmas, que foram preenchidas no início de julho, com cerca de 30 alunos em cada. O Cursinho Alternativo da Uepa funciona sempre aos sábados, no próprio Campus I. 
 
Outras duas iniciativas da Universidade já começaram a maratona de estudos. Na última quarta-feira, 2, foi a vez do Projeto de Educação Popular Pré-vestibular, que funciona na Escola Estadual Camilo Salgado, no bairro do Jurunas. O projeto teve início em fevereiro deste ano e foi institucionalizado pela Universidade em abril do mesmo ano. Cerca de 20 alunos são atendidos pela iniciativa, que funciona no horário da tarde.
 
Já em Marituba, o projeto Prepara ocorre junto com a Prefeitura do município e com o apoio da Uepa. As turmas são divididas em dois turnos, manhã e tarde e contam com cerca de 30 alunos em cada uma. As aulas tiveram início ainda no mês de julho.
 
Texto: Rachel Oliveira
Foto: Nailana Thiely