Promoção a ciência e tecnologia são debatidos em Pará Negócios 2015

Enviado por Ize Sena em Seg, 09/11/2015 - 16:44
O Projeto de Lei 2.177/11, que pretende ampliar o campo de ação das instituições públicas envolvidas com ciência, tecnologia e inovação, foi alvo de debate entre representantes da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet) e Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa).
 
Na programação do Seminário Inovação Tecnológica, realizada na última sexta-feira (6), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o reitor da Uepa, Juarez Quaresma, destacou a necessidade de maiores investimentos por parte do Governo Federal nas universidades estaduais e a desburocratização do desenvolvimento das pesquisas.
 
Para o reitor, embora a Uepa tenha 22 anos e seja considerada nova, se comparada, por exemplo, a UFPA que tem mais de 50 anos, os avanços nas pesquisas científicas dentro da Uepa são notáveis.  “A nossa avaliação é que estamos caminhando a passos longos graças às articulações. Tem um grupo de pesquisa (Nedeta), coordenado pela doutora Ana Irene, que desenvolve produtos tecnológicos. Temos procurado identificar dentro da Universidade esses potenciais para que cada vez mais deem resposta”, diz o reitor.  
 
O Seminário foi promovido pela Fapespa e integrou a programação da Feira Pará Negócios 2015. O evento teve como intuito abordar temas atuais relacionados a ciência, tecnologia e inovação, além de lançar oficialmente o Laboratório da CT&I do Estado do Pará e  a assinatura de Termos de Cooperação Técnica com instituições de ensino superior do estado.
 
A programação também contou com a participação do secretário Alex Fiúza de Melo, da Sectet; reitor UFPA, Carlos Maneschy; e a Procuradora da Fapespa, Maria Cristina Leftel. 
 
Texto: Renata Paes
Foto: Fapespa