A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou ontem, 18 de dezembro, a concorrência final do Processo Seletivo (Prosel) 2019. O certame contou com 86.040 inscritos na disputa pelas 3.650 vagas ofertadas.
A metade das oportunidades da seleção é para os cotistas. Entre eles, o curso de Fisioterapia em Belém é o mais concorrido, com 174,45 candidatos por vaga. Em segundo lugar, está o curso de Biomedicina também em Belém com 95,67 inscritos por vaga. O terceiro mais concorrido é o curso de enfermagem da capital paraense, com 88,58 candidatos por vaga.
Já entre os candidatos não cotistas, o curso de graduação em Fisioterapia (Belém) é o mais concorrido no Prosel deste ano, com 67,70 candidatos por vaga. Seguido do curso de graduação em Medicina (Belém) com 62,36 e de Medicina em Santarém com 56,70 candidatos por vaga.
Uma surpresa na procura do certame, foi o novo curso de Saúde Coletiva que, entre os cotistas, registrou já neste primeiro ano a demanda de 36,20 inscritos por vaga.
As vagas do Prosel 2019 são distribuídas entre 16 municípios: Belém, Altamira, Barcarena, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Igarapé-Açu, Marabá, Moju, Paragominas, Redenção, Santarém, São Miguel do Guamá, Salvaterra, Tucuruí e Vigia. Será atribuído um bônus de 10% (dez por cento) sobre a média aritmética das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2018) aos candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente no Estado do Pará.
Além disso, todas as vagas ofertadas serão disputadas no Prosel, já que em 2016 foi a última edição do Prise, o Processo Seletivo Seriado.
Confira a demanda completa clicando aqui.
Texto: Helaine cavalcante
Foto: Nailana Thiely