Redenção e Altamira promovem Feira Vocacional

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 20/10/2017 - 18:10
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizará a Feira Vocacional 2017, nos campi de Redenção e Altamira. A proposta é auxiliar os jovens que se veem agora diante do momento da escolha da profissão e orientar a comunidade sobre as formas de ingresso na instituição, por meio do Processo Seletivo (Prosel), que está com inscrições abertas até o dia 16 de novembro.

Em Redenção, as atividades ocorrerão no período de 23 a 27 de outubro. O evento consistirá na visitação de sete escolas públicas e particulares de ensino médio do município. “Durante o processo de visitação às escolas, vamos falar dos cursos de graduação que são ofertados no campus de Redenção. Pretendemos, dessa forma, fortalecer o nome da universidade na sociedade e destacar a importância da Uepa para o desenvolvimento da região”, explicou a coordenadora do projeto, professora Adriana Saraiva.

Entre as atividades previstas estão a aplicação de teste vocacional aos alunos do terceiro ano do ensino médio; a realização de inscrições no Prosel 2018; e a apresentação dos cursos, associadas às possibilidades de atuação de cada estudante no mercado de trabalho. A ação pretende atender aproximadamente três mil pessoas entre 23 a 27.

Já em Altamira, a ação será realizada entre os dias 24 e 26 deste mês. A Feira Profissional do campus visitará no primeiro dia sete unidades de ensino, sendo cinco na região metropolitana e duas nas adjacências do município. Uma equipe formada por professores e universitários vão tirar dúvidas dos estudantes do Ensino Médio sobre o Processo Seletivo. A espectativa é atender aproximadamente 2 mil alunos.

Seguindo a programação, no dia 25 de outubro uma equipe ficará no Laboratório de Informática atendendo estudantes que desejam se inscrever no Prosel. No último dia, alguns espaços do campus IX serão usados para ofertar quatro oficinas (1 de Engenharia Ambiental, 2 de Educação Física e 1 de Matemática), voltadas para a divulgação dos cursos de graduação. “As oficinas vão ser ministradas por bolsistas e monitores. Eles vão falar sobre os conteúdos dessas graduações e apresentar alguns trabalhos desenvolvidos durante o semestre. Nossa intenção é quebrar o medo que os alunos têm a respeito da universidade”, enfatiza a assessora pedagógica Cleide Souza.

Atualmente, o campus de Redenção oferta cinco cursos de graduação distribuídos na área Tecnológica e da Educação. São eles: Tecnologia de Alimentos, Engenharia de Produção, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) e Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia e Química. Enquanto que em Altamira, há cinco graduações: Licenciatura em Educação Física, Matemática, Ciências Naturais – Biologia e Química e Engenharia Ambiental.

Texto: Marcus Passos
Foto: Nailana Thiely