Reforma do Parque Aquático da Uepa está em processo de finalização

Enviado por Daniel Leite em Qui, 18/07/2019 - 14:15

Universidade do Estado do Pará possuiu um Parque Aquático que é parte do complexo esportivo do Campus III da Escola de Educação Física que faz parte do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) da IES e tem uma grande importância dentro do cenário desportivo aquático do território paraense por ter sido um berço de novos talentos no esporte e, também, espaço utilizado para competições regionais, nacionais e internacionais como os Jogos Escolares da Juventude e o Campeonato Sul-Americana e desde do ano de 2017 tem passado por uma reforma nas estruturas das piscinas.

A última reforma no Campus III foi realizada há 6 anos em função do recebimento dos Jogos Escolares da Juventude de 2013 organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte. No período, o espaço passou por uma revitalização do parque aquático, ginásio poliesportivo e pista de atletismo e foi realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

O Parque Aquático é composto por três piscinas, sendo uma olímpica, outra exclusiva para a modalidade de saltos e uma infantil. As duas primeiras são compatíveis com as exigências do Comitê Olímpico Internacional e tem contribuído para demarcar a Uepa como um lugar que ajuda o Estado e o país a revelar talentos olímpicos na modalidade de esportes aquáticos. Assim como, também, funciona como um espaço de laser para a sociedade paraense em geral por oferecer entrada gratuita para todas as idades. “Eu me envolvi com a natação na década de 90 aqui na piscina da Escola Superior de Educação Física, por causa disso, tenho uma relação de afeto muito grande com esse lugar, pois aqui fiz amigos, cuidei da minha saúde e ganhei títulos no esporte, portanto, estou muito feliz de poder ver essa piscina ativa novamente para a comunidade” comentou o Procurador do Estado do Pará, José Eduardo Gomes.

A reforma atual está sendo realizada com orçamento suplementar autorizado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) com um investimento de, aproximadamente, 300 mil reais e abarcará a manutenção das piscinas olímpica e de saltos por meio da troca de filtros e bombas da casa de máquinas para, dessa forma, implementar um novo sistema elétrico, instalar novas tubulações, consertar os trampolins e restaurar as canaletas e o deck no entorno das piscinas. A Coordenação de Arquitetura e Engenharia da Uepa afirmou que os serviços da reforma estão acontecendo com no horário comercial e está com 80% dos reparos executado desde o mês de julho e já foi inciado o processo final de revestimento das piscinas olímpicas e de saltos.

A previsão para a finalização da restauração do parque aquático está programada para o final do mês de agosto de 2019 e assim poder ser reinaugurada para os treinamentos dos discentes da Uepa e atletas profissionais, assim como, também, para receber competições oficiais. “A reforma foi geral e tem a intenção de devolver esse berço do esporte aquático paraense para a sociedade e, também, colocar as piscinas à disposição para competições regionais, nacionais e internacionais, além de estar com as portas abertas para a comunidade em geral” afirmou o pró-reitor de Gestão e Planejamento (Progesp), Carlos Capela.

O complexo esportivo do Campus III do curso de graduação em Educação Física da Universidade do Estado do Pará tem sido referência para o desenvolvimento do esporte amador, universitário e profissional dentro do território paraense, entretanto, o valor do ginásio poliesportivo e do parque aquático expandem o estímulo desportivo, pois proporcionam, também, a interação social e convívio entre os atletas, discentes e simpatizantes do esporte.

Texto/Fotos: Daniel Leite Jr