Reitor reúne com Sindicato dos Docentes

Enviado por Ize Sena em Qui, 18/02/2016 - 15:39

O reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Juarez Quaresma, recebeu na tarde da última quinta-feira (18), uma comissão do Sindicato dos Docentes da Universidade (Sinduepa), no Gabinete da Reitoria. Em pauta, na primeira reunião de 2016, estiveram 13 pontos de reivindicação.

Um deles foi o concurso público para docentes e técnicos-administrativos, já autorizado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead). O reitor informou que estão sendo feitos estudos para elaboração de edital e definição de vagas e perfis. A previsão é que o edital seja divulgado ainda neste semestre.

O grupo de docentes também solicitou apoio da Gestão quanto à revisão da Portaria de Lotação Docente e da Resolução de Progressão Funcional. A coordenadora geral do Sindicato, Zaira Waleska Fonseca, informou que no âmbito do Sinduepa já há uma discussão sobre a mudança nos textos dos documentos, que favoreçam cargas horárias compatíveis ao desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão. A proposta é que os textos sejam aprovados em maio e no segundo semestre já estejam em vigor.

“Essa foi uma primeira rodada de conversa. Também estamos discutindo algumas questões de ordem financeira, a questão do orçamento da Uepa, da transparência dos gastos. A gente vai convocar a categoria para dar resposta e esperamos uma audiência com o Governo do Estado, porque tem questões da nossa pauta de reivindicações que são diretamente com o Governo, principalmente, a questão do pagamen  to do piso, do reajuste salarial, a alimentação e o pagamento dos retroativos”, explicou a coordenadora geral do Sindicato.

Ao final da reunião, ficou acordado que a Gestão Superior voltará a reunir com integrantes do Sindicato no próximo mês de abril para deliberar futuros encaminhamentos. Segundo o reitor, "o diálogo constante é importante para o bom andamento da gestão e necessário para o enfrentamento dos desafios da Universidade".

Texto: Ize Sena

Foto: Renata Carneiro/Ascom-Uepa