Reitoria recebe Campanha de Prevenção à Saúde

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 21/12/2016 - 12:46

A Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (Codepe) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza hoje, 21, na Reitoria, a Campanha de Prevenção aos Agravos Osteomioarticulares, que são lesões que comprometem os ossos, músculos, e as articulações, devido movimentos repetitivos, posturas inadequadas, e repetidos ciclos de trabalho. A campanha, que já ocorreu nos Campus II, III, IV e V, tem o objetivo de prestar informações para a identificação de riscos potenciais à saúde.

Realizada com orientação do educador físico Gabriel Oliveira, especialista em fisiologia do exercício aplicada à academia, a ação incentiva o combate à pressão sanguínea elevada, postura incorreta, fumo, obesidade, dieta alimentar pobre e estresse, para que os servidores pratiquem a mudança de seus hábitos por meio de exercícios, boa alimentação e monitoramento da saúde.

 

De acordo com Gabriel, adotar o hábito de se exercitar diariamente e corrigir a postura no local de trabalho trará benefícios em longo prazo para os servidores. “Com mudanças simples é possível evitar dores, problemas lombares, na coluna e no pescoço. Corrigir a forma correta de sentar na cadeira e fazer exercícios durante o intervalo são essenciais para melhorar o rendimento laboral”, disse o educador físico. Ele ainda ensina os servidores a fazer ginástica laboral diariamente.

A técnica da Diretoria de Administração de Recursos Materiais (Darm), Marilane Ferreira, 56 anos, recebeu a visita da Campanha e elogiou a iniciativa. “Eu já me exercito diariamente na academia, porém nunca havia percebido que precisava adotar algumas medidas no trabalho. Esta ação vai nos proporcionar uma mudança de hábito, visto que estamos sempre sentados olhando o computador e não percebemos os riscos a saúde”, contou a servidora.

A Campanha faz parte do Programa de Qualidade de Vida e Atenção à Saúde do Servidor, da Codepe. Segundo o coordenador da Codepe, Carlos Perea, percebeu-se a necessidade de promover a ação. “Depois da pesquisa de mensuração de fatores de saúde, realizada com os servidores, identificamos a necessidade da ação. Nela verificamos um grande índice de queixas de dores osteomusculares. Em janeiro, vamos concluir a Campanha com os servidores do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa”, explicou o coordenador.

Texto: Rafael Dias
Fotos: Nailana Thiely