Representantes do Parfor da UnB visitam a Uepa

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 16/12/2015 - 12:32

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebeu na manhã desta quarta-feira, 16, uma visita técnica de professoras ligadas ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo é realizar uma troca de experiências interinstitucional entre as universidades.

De acordo com o coordenador adjunto do Parfor na Uepa, Tiago Vaz, as professoras estão visitando as universidades do Pará, para conhecer as atividades realizadas pelo Parfor. “Elas vieram conhecer como é o funcionamento do Plano que atende à região, o funcionamento do nosso comitê e nosso fórum, que acabam tornando o programa bastante exitoso”, afirma.

Essa visita é resultado de um diálogo estabelecido nos fóruns nacionais do Parfor. De acordo com Tiago Vaz, o Pará tem ganhado espaço nesses fóruns, pelo trabalho que vem sendo realizado, e por isso tem despertado o interesse de instituições em que o Plano foi implantado.

A professora da Faculdade de Educação da UnB, também professora do Parfor em Brasília, Janaína Mota Trindade, informa que a expectativa dessa reunião é realizar trocas efetivas. “Nós estamos conhecendo o Parfor em outras regiões. Pretendemos saber como funciona aqui, falar como funciona em Brasília. Verificar o que está dando certo aqui ou não e o que ressignifica esse processo de formação”, informa.

Para a pró-reitora de Graduação, Ana da Conceição Oliveira, o Parfor tem sido bem sucedido na Uepa devido à ação estratégica para a região. “A Uepa tem agido com organização no Fórum Nacional e Regional do Parfor. O plano é estratégico porque vem ao encontro de uma formação continuada de professores. Nós vamos até aqueles professores de educação básica que têm formação e aqueles que não atuam na sua área. E eles se tornam professores efetivamente pelo programa”, explica.

O Parfor da Uepa está presente em 27 municípios do Pará, em todas as Regiões de Integração. Hoje há 65 turmas em funcionamento, em regime modular, e a previsão é que sejam abertas 22 novas turmas em 2016. Em localidades onde não há campus da Uepa, como Melgaço, Acará e Capitão Poço, o Plano funciona em parceria com as secretarias municipais de Educação.

Entre os cursos oferecidos pelo Plano, estão Licenciatura em Pedagogia, Educação Física, Ciências Naturais - Biologia, Física e Química, Letras - Língua Portuguesa e Inglesa, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Ciências da Religião e Intercultural Indígena.

O Parfor no Pará é realizado em parceria entre e Uepa, a Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Texto: Sergio Ferreira Junior
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa