Resistência, luta e beleza na programação alusiva aos povos indígenas

Enviado por Guaciara Freitas em Seg, 18/04/2022 - 11:00

 

Força e Resistência dos Povos Indígenas: Demarcando Territórios, Educação e Saúde nas Políticas Indigenistas no Pará é o tema central da programação realizada pelo Núcleo de Formação Indígena (Nufi), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Grupo de Estudos Indígenas na Amazônia (Geia), em alusão ao dia dos Povos Indígenas, na terça, 19, e quarta-feira, 20.

 

A programação elaborada pelo Nufi coloca em questão vários silenciamentos na história do país, que violou de diversas formas as nações indígenas. E a data de 19 de abril, institucionalizada como Dia do Índio, ainda é abordada em muitos espaços escolares em torno da imagem do indígena nas matas, usando pintura e cocar. Por essa razão, a coordenadora do Nufi, professora Joelma Alencar, enfatiza a importância de mudar tal perspectiva. “Para nós é muito importante demarcarmos essa data como um dia de luta e resistência dos povos indígenas, frente a todo esse processo de colonização das suas culturas, das suas identidades”, afirmou Joelma.

 

Uma das atividades que vai retratar a imagem das populações indígenas num contexto de diversidade das culturas é a exposição fotográfica Os Caminhos que Levam à Formação, que será montada no pátio da reitoria da Universidade. Além da exposição fotográfica, os visitantes terão acesso a artesanato indígena, que estará à mostra e à venda, no mesmo espaço.  

 

Amanhã, às 9h, a abertura da parte acadêmica da programação será realizada com a banca de defesa da tese intitulada Saberes Interculturais na Formação de Professores Indígenas que Ensinam Matemática: Uma Experiência de Partilha no Estágio Supervisionado, com a doutoranda e coordenadora da Licenciatura em Educação Indígena, Aline da Silva Lima. A defesa ocorrerá de forma remota pela plataforma Google Meet

 

No período da tarde, será realizada a mesa de abertura do evento, às 15h. Em seguida, ocorrerá a mesa sobre a temática, com os professores Waremoa Assurini, Enivaldo Tembé, Patkôre Kaiapo, e a professora Vera Arapyun. A programação do dia encerra às 17h, com uma apresentações artísticas. Já na quarta-feira, 20, no início da manhã será realizada uma ação de saúde com indígenas e a partir das 11h, uma programação cultural.

 

Acesse aqui a programação em detalhes.

 

Texto: Guaciara Freitas e Marília Jardim (Ascom Uepa)

Foto: Marília Jardim (Ascom Uepa)