Resultados positivos marcam ações da Uepa Ambiental

Enviado por Marilia Jardim em Sex, 22/04/2022 - 11:45

Ações de educação ambiental para servidores e capacitação para colaboradores, de forma contínua, uso de lixeiras seletivas nos corredores e resultados positivos quanto ao descarte correto dos resíduos, recicláveis e orgânicos, são algumas das consequências do Programa de Gestão Uepa Ambiental. A iniciativa foi criada em 2015, com campanhas de boas práticas em educação ambiental, e institucionalizado em 2018, quando, desde então, vem atuando para promover as boas práticas de consciência ambiental na instituição.

O engenheiro ambiental Hyago Souza, responsável pela execução do programa na universidade, destaca que “ao longo desses três anos, são visíveis os avanços que o Uepa Ambiental tem demonstrado nos campi da capital, principalmente quando falamos de sustentabilidade e reciclagem. Já atualizamos alguns termos de referência para licitações de compras e serviços incluindo a sustentabilidade ambiental, uma estratégia fundamental na administração pública”.

O constante processo de reciclagem, apenas nos primeiros meses de 2022, já destinou 5,4 toneladas de resíduos para reciclagem, por meio de cooperativas de catadores de Belém. Ainda segundo Hyago, em 2021, mesmo com a pandemia da Covid-19, foram destinados mais de 7 toneladas de resíduos, para o beneficiamento de três cooperativas. “Essas ações realizadas pela Uepa Ambiental não contribuem apenas com a preservação do meio ambiente, mas também oferecem renda e cidadania para a população que trabalha com esses resíduos”.

Em 2019, a participação da Uepa Ambiental no 10º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos realizado em João Pessoa (PB) rendeu Menção Honrosa pela apresentação do Programa. Além das ações de gestão, o Programa também desenvolve ações em pesquisa e extensão incluindo alunos de graduação através de projetos de iniciação científica, fortalecendo a produção técnico-científica na Universidade.

Em 2020 a Uepa publicou o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) – Capital, o primeiro instrumento de gestão construído pelo Programa de Gestão Uepa Ambiental, que visa atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da OMS. A publicação, organizada pelo coordenador do Programa de Gestão Uepa Ambiental, Carlos Capela, e Hyago Souza pode ser acessada e baixada gratuitamente aqui.

Para o futuro, a expectativa é que o Programa Uepa Ambiental chegue aos campi da universidade no interior, com a implementação da coleta seletiva em parceria com as coordenações. “Nosso primeiro desafio é elaborar um Plano de Gestão de Resíduos especifico da interiorização através de um diagnóstico quantitativo e localizar cooperativas de catadores dos municípios. Assim, poderemos propor estratégias de gerenciamento dos resíduos e implementar uma coleta seletiva efetiva”, afirma Hyago.

Também está nas perspectivas futuras, já está em desenvolvimento o projeto de gestão dos resíduos gerados nos laboratórios da universidade, “com objetivo de propor um gerenciamento padrão adequado e destiná-los corretamente, já que as nossas atividades de ensino e pesquisa geram resíduos que podem oferecer riscos à saúde humana e ambiental, portanto é extremamente necessário descartá-los de forma correta”, finaliza Hyago.

Texto: Marília Jardim

Fotos: Acervo Uepa Ambiental