Revista Ribanceira eleva nota de excelência junto à Capes

Enviado por Dayane Baía em Qua, 05/04/2017 - 19:32

A revista Ribanceira, periódico eletrônico do curso de Letras da Universidade do Estado do Pará (Uepa), elevou a avaliação de excelência junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A publicação teve a nota elevada de Qualis B5 para Qualis B3 na área de Letras/Linguística no ano de 2015.

Desenvolvida pelos docentes do Departamento de Língua e Literatura, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), a revista tem como objetivo fomentar a divulgação do conhecimento científico e promover pesquisas ligadas aos estudos da grande área de Letras-Linguística.

De acordo com Raphael Bessa, um dos editores da Ribanceira, a elevação da nota de excelência representa um enorme avanço para a revista. “Esse resultado foi gratificante por revelar a qualidade do material publicado e dos autores presentes em cada edição. Atualmente, recebemos artigos de várias localidades, tanto do Brasil quanto de pesquisadores de outros países”, destaca Bessa.

Organizada a cada semestre, o periódico agrupa artigos científicos, resenhas críticas e traduções inseridas dentro de três áreas educacionais: Linguística, Literatura e Língua Portuguesa. Pesquisadores, professores e alunos da pós-graduação vinculados a instituições de ensino superior, de âmbito nacional e internacional, estão aptos a submeter trabalhos.

Lançada em 2013, a Ribanceira já iniciou com um número de publicações elevado. “A partir dessa nota de excelência, pretendemos expandir ainda mais esse volume de pesquisas. Vamos trabalhar para manter esse padrão de qualidade que conquistamos com o resultado obtido”, enfatiza o professor Raphael Bessa.

Edição 2017

A próxima edição do periódico está com inscrições abertas. Os interessados têm até o dia 30 de junho para submeter os artigos. A publicação de nº 8 é referente ao período entre janeiro e julho de 2017. Demais informações podem ser verificadas neste site da revista.

Texto: Marcus passos

Foto: Nailana Thiely