Roda Cantada do Pavulagem no SESC Ver-o-Peso em parceria com a Uepa

Enviado por Daniel Leite em Qua, 10/04/2019 - 11:59

Hoje, 10 de abril, ocorrerá às 19h, o evento Roda Cantada do Pavulagem, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A atração musical se apresentará no espaço do Hall para 130 pessoas com entrada franca.

A tradicional "Roda Cantada" do Arraial do Pavulagem é comandada por integrantes do Batalhão da Estrela, brincantes que conduzem os Arrastões do Pavulagem e são músicos percussionistas que se aprimoraram em diversos instrumentos, como alfaia, maracas, caxixis, banjos e outras habilidades que serão apresentadas ao longo das canções.

O espetáculo reverencia mestres da cultura produzida na Amazônia paraense com referências musicais que percorrem as obras de Verequete, Waldemar Henrique, Mestre Cardoso, Pinduca, e novos nomes do cenário de mestres do Estado, como Silvan Galvão e Renato Rosas.

O Instituto Arraial do Pavulagem criado em 2003 é uma organização autônoma sem fins lucrativos que tem desenvolvido um trabalho de reencontro com a ancestralidade de povos que passaram pelo processo de miscigenação da Amazônia e aqui fizeram música a partir da floresta em convergência. Com a influência da música caribenha, introduzida pelos mestres de cultura no Pará, o Instituto oferece para o público essa realidade rítmica e cultural.

A Uepa, por meio do NAC, e em parceria com o Sesc Ver-o-Peso tem uma data mensal para realização de eventos com o objetivo de fomentar a produção cultural da comunidade acadêmica. No entanto, os eventos também estão abertos ao público em geral da sociedade paraense que tenha interesse em produzir projetos em parceria. Nesse sentido, o espaço funciona como um momento de celebração cultural com o apoio da Instituição no âmbito da produção e divulgação das atividades artísticas e culturais. "A Uepa está de portas abertas para discutir e fomentar espaços e eventos artísticos que procurem expandir o que temos produzido no Estado do Pará dentro da perspectiva da nossa identidade sociocultural", comentou o coordenador do NAC, Edinaldo Araújo.

Data: 10/04 – 19h

Centro de Cultura e Turismo SESC VER-O-PESO