Salvaterra realiza encontro de profissionais da educação

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 22/05/2017 - 20:11
O campus de Salvaterra, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), serviu de palco para o I Encontro Marajoara de Profissionais da Educação (Emape). O evento, com a temática Desafios e perspectivas para o ensino na Ilha de Marajó, promoveu palestras, minicursos, oficinas e uma mesa-redonda para os profissionais da área.

O encontro, organizado pelos estudantes do curso de Pedagogia e de Ciências Naturais, teve como objetivo promover discussões que possibilitem um maior aprofundamento sobre assuntos ligados, direta e indiretamente, ao ensino-aprendizagem no arquipélago do Marajó. Desta forma, colaborar com o desenvolvimento de novas ideias e práticas educacionais que beneficiem a população local.

De acordo com o coordenador do campus, professor Rafael Vitti, o Emape foi bem elogiado pela comunidade acadêmica e pelos membros da educação do município Marajoara. “Percebemos a importância das discussões frente à temática da educação para o município de Salvaterra e para as cidades circunvizinhas. Além disso, estamos com expectativa com relação ao novo modelo de educação do ensino médio que vem sendo apresentado pelo Governo Federal. O processo de valorização aos profissionais da educação, em especial ao pedagogo, foi algo também debatido no encontro”, esclareceu o professor Rafael Vitti.

O primeiro Emape foi realizado entre os dias 18 e 20 de maio e serviu como uma oportunidade para que vários docentes, discentes e profissionais da educação de diversas instituições de ensino superior apresentassem trabalhos desenvolvidos no município. O dia 20 de maio foi escolhido como referência Dia Nacional do Pedagogo.

A perspectiva dos organizadores é que o evento possa ocorrer anualmente. “Ao final do evento aplicamos um questionário entre os participantes. Como retorno, recebemos agradecimentos pelo sucesso da iniciativa, bem como pelo zelo com que cada atividade foi organizada e o quanto as pessoas puderam aprender com o que foi exposto”, afirma Rafael Vitti.

Texto: Marcus Passos
Fotos: Organização do evento