A Santa Casa do Pará recebeu, na ultima quinta-feira (14), doação de 2000 máscaras cirúrgicas descartáveis e 200 protetores faciais para ajudar no enfrentamento da Covid-19. As máscaras cirúrgicas foram doadas pela Faculdade Cosmopolita e os protetores faciais pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), que devido a pandemia começou a produzir protetores faciais com viseira de acetato transparente, conhecidos como máscaras Face Shield, para ajudar na proteção dos profissionais da área de saúde e da segurança pública.
A iniciativa de produzir Face Shield dentro da Universidade do Estado foi da Rede de Incubadoras de Tecnologia (RITU) e dos Cursos de Bacharelado em Design e Engenharia de Produção que, utilizando equipamentos de modelagem digital e impressoras 3D fizeram a estrutura das máscaras. Já o corte das folhas de acetato, que são transformadas em viseiras, foi feito por meio de uma parceria com a Gráfica Sagrada Família.
O presidente da Santa Casa do Pará, Bruno Carmona, falou da importância dessas doações e elogiou a parceria da Santa Casa com as instituições de ensino. “Ao longo da sua história a Santa Casa vem desenvolvendo parceria com as instituições de ensino e contribuindo na formação dos profissionais de saúde dessas instituições, seja pública ou privada. Algumas instituições como a Faculdade Cosmopolita, que fez a doação de máscaras cirúrgicas descartáveis, e a Universidade do Estado do Pará, que doou máscaras Face Shield , tem realmente se mostrado parceiras. Essas doações são fundamentais, e quando vêm de instituições como essas, mostram a verdadeira parceria. Por isso deixo aqui o nosso muito obrigado”.
Clay Chagas, vice-reitor da Uepa, explicou que, mesmo em tempo de pandemia, o papel da universidade continua sendo o de atuar na sociedade. “Estamos juntos com a RITU em uma ação de produção de Face Shield para as instituições de saúde e segurança pública. A Uepa parou as aulas, mas continua atuando na sociedade. A ideia é que mesmo em tempo de pandemia a Universidade possa estar contribuindo para que haja controle e redução dos casos de Covid-19”, ressaltou o vice-reitor.
Para a professora Ana Cláudia Hage, da Faculdade Cosmopolita, a Santa Casa é uma referência da saúde no Estado por contribuir na formação de muitos profissionais, e por isso foi escolhida para receber a doação. “A Santa Casa é o nossa maior parceira na formação dos nossos alunos, e nesse momento de pandemia conseguimos, por meio dos nossos mantenedores, duas mil máscaras para doar e escolhemos a Santa Casa como forma de contribuir no combate a essa pandemia, e também ajudar a instituição a dar continuidade na sua função social atendendo os usuários do sistema único de saúde”.
A professora Regina Carneiro, coordenadora da Comissão de Residência Médica da Uepa, falou na importância das instituições darem as mãos nesse momento, e destacou a parceria que a Universidade tem com a Santa Casa do Pará. “A Santa Casa sempre foi nossa parceira em todas as atividades de ensino, os nossos alunos da área da saúde estagiam na Santa Casa, e sempre tivemos um bom relacionamento. E nesse momento é fundamental darmos as mãos, e já que a Uepa tem a tecnologia para produzir essas máscaras Face Shield, então porque não ajudar o Estado? Afinal a Santa Casa é um símbolo da saúde no Pará”.
Serviço:
As doações à Santa Casa do Pará podem ser feitas pelo e-mail gabinete.presidencia@santacasa.pa.gov.br ou pelo telefone 4009-0342.
Texto: Helder Ribeiro
Foto: Márcio Bastos
Texto: Helder Ribeiro
Foto: Márcio Bastos