São João de Pirabas recebe Planetário Móvel

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 06/05/2014 - 00:00
Nesta quarta-feira (7) e na quinta (8) a cidade de São João de Pirabas, no nordeste paraense, receberá pela primeira vez a Mostra de Ciência e Cultura, promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O evento será realizado na Escola Municipal Guajarina Menezes Silva, onde acontecerão diversas palestras, oficinas e uma exposição interativa, feita pelas principais instituições de ensino e pesquisa do Estado, para despertar o interesse dos estudantes pelas principais áreas científicas.

A edição da Mostra em São João de Pirabas marcará a estreia do Planetário Móvel, um equipamento do Centro de Ciências e Planetário da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que será utilizado para difundir pelo interior do Estado as atividades e demonstrações que acontecem no Planetário localizado em Belém. A estrutura do equipamento comporta a entrada de até 30 pessoas, que visualizarão projeções sobre os principais conceitos da Astronomia, Geologia, Física e Biologia, entre outras ciências.

Trajeto – A Mostra de Ciência e Cultura foi criada em 2009 e, a cada ano, vem apresentando um número maior de municípios participantes e de público. Somente no primeiro quadrimestre de 2014, cerca de 30 mil pessoas já participaram das edições do evento.

Para este ano estão confirmados os municípios de Maracanã (14 e 15 de maio), Bragança (21 e 22/5), Irituia (28 e 29/5), Redenção (5 e 06 de junho) e Marabá (09 e 10/06).

As atividades da Mostra são gratuitas e acontecem das 8 às 17 h, durante os dois dias. A programação completa desta edição do evento em São João de Pirabas pode ser conferida no site da Secti, www.secti.pa.gov.br.