Representantes do Sindicato dos Docentes e Técnicos da Uepa (Sinduepa) se reuniram nesta terça-feira (6) com a secretária de Administração, Alice Viana, a secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Ruth Pina, e o vice-reitor, Rubens Silva. Na pauta, o pagamento do retroativo do piso nacional dos professores 2015 e concurso público.
Segundo Alice Viana, sobre o pagamento do retroativo do piso de 2011, o governo do Estado tem um acordo, homologado pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJE), que prevê que a cada quadrimestre após a apuração do comportamento da receita corrente líquida estadual, havendo saldo positivo, o valor apresentado será destinado ao pagamento do retroativo do piso dos professores. No último quadrimestre, porém, o saldo foi negativo.
Quanto ao pagamento do retroativo do piso de 2015, o governo efetivou o pagamento de 10% do valor em agosto, no total de R$ 384 milhões. "Aguardamos o comportamento financeiro do Estado para que, em novembro, seja avaliado o pagamento da segunda parcela desse retroativo. O objetivo do governo neste momento é honrar salários e o 13º do funcionalismo", explicou a secretária.
A secretária de Administração falou ainda das providências quanto ao concurso público para a instituição. "A comissão que fará a elaboração dos termos de referência do edital do concurso público sobre quantitativo de vagas, cargos ofertados e das exigências do certame já foi formada e faz os estudos", informou.
Texto: Luciana Benicio, da Ascom/Sead
Foto: Cristino Martins, da Agência Pará
Foto: Cristino Martins, da Agência Pará