O curso de Bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), anualmente realiza o “Executive” e as atividades da edição do ano de 2019 sucederão nos dias 6 e 7 de novembro, no turno da tarde, no Auditório Paulo Freire. O XIV Executive vai debater o tema “Gestão de diversidade: as políticas de inclusão nas organizações” para abordar a relação dos secretários executivos com um público plural.
O Executive contará com palestras, painel e mesas sobre protagonismo feminino e desafios contemporâneos. Além disso, várias atrações e convidados surpresas participarão da edição de 2019. O evento é organizado pelos alunos do segundo ano do curso, por meio de comissões, e de uma aluna-orientadora. Todos estão sob a tutela de uma coordenadora-professora.
A proposição do tema ocorreu por conta da abertura que a universidade proporciona e pela necessidade de pesquisas sobre acessibilidade, inclusão e inserção social. “A ideia é trazer o debate, porque aqui, na universidade, temos um ambiente muito aberto para diversidade e minorias. A minha ideia era propor esse debate para saber se no mercado de trabalho existe essa abertura”, explicou Matheus Martins, um dos colaboradores.
Por outro lado, Maria Elena Silva, graduanda e organizadora, acredita que o Executive trará importantes contribuições para as pessoas, ajudando a refletir os espaços cotidianos e a convivência fora e dentro do meio acadêmico. “Quantos professores estão preparados, num curso como o nosso, Secretariado, para dar aula para uma pessoa que é surda? Nenhum. E não é justo que a única opção das pessoas que se comunicam usando Libras seja estudar Letras Libras. Nosso ponto também é debater esse assunto em geral, não somente no nosso curso.”, opinou Silva.
Para professora Juliene Cardoso, responsável por auxiliar os alunos na realização do evento, acredita que a atividade vai muito além de laboratório para práticas acadêmicas e mostra que os alunos estão atentos às demandas sociais e que concedem lugar de fala às pessoas adequadas. "Eles estão muito envolvidos e motivados com a organização. Planejaram tudo com muito carinho e compromisso. Trarão convidados que possuem conhecimento de causa sobre a temática discutida, entre eles Leona Vingativa", declarou a professora.
As inscrições podem ser feitas pela internet ou na hora do evento, tendo preços tabelados de acordo com a classificação do do participante: estudante ou profissional.
Confira aqui a programação
Serviço:
XVI Executive: Gestão de diversidade: as políticas de inclusão nas organizações
Local: Universidade do Estado do Pará - Centro de Ciências Sociais e Educação - Auditório Paulo Freire.
Data: 06 e 07 de novembro de 2019.
Horário: 14h-19h (1ºdia), 14h-18h30 (2ºdia).
Mais informações: Aos participantes com emissão de certificado, caso efetue o pagamento na Infocus/na hora do evento em frente ao auditório Paulo Freire, o valor é de R$30,00 para estudantes e R$60,00 para profissional. Se fechar um grupo com 5 pessoas, cada uma ganhará 30% de desconto. Outro detalhes podem ser obtidos por: souexecutive@gmail.com (e-mail).
Texto: Wesley Lima/ Ascom CCSE
Foto: Nailana Thiely