Segunda etapa do I Cienex debate os desafios de integrar Ensino e Extensão

Enviado por Fernanda Martins em Seg, 13/03/2017 - 18:18

Os desafios da gestão do conhecimento diante da necessidade de integração Ensino-Extensão e da escassez no orçamento público foi o cenário debatido na manhã de hoje durante a abertura da segunda etapa do I Congresso Interistitucional de Ensino e Extensão (I Cienex), realizada no auditório Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento é pioneiro e busca fomentar uma troca de conhecimentos e experiência, além de aproximar as Instituições de Ensino Superior públicas no que tange os projetos de extensão. O evento se estende até a próxima sexta-feira, 17.

O I Cienex nasceu de uma parceria entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e a UFPA, e visa avaliar a produção acadêmica de discentes vinculados a Programas/Projetos de ensino e extensão destas IES, além de fomentar e ampliar o envolvimento da sociedade com as Instituições participantes por meio de ações e serviços de extensão e ensino.

Participaram da solenidade de abertura representantes de todas as IES, além do titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Pará (Sectec), Alex Fiúza de Mello. Em seguida, o painel intitulado “A Gestão da Produção do Conhecimento nas Instituições de Ensino Superior Públicas: Desafios e Perspectivas” reuniu os reitores e seus representantes e foi mediado pela coordenadora de Programas e Projetos, Damasia Nascimento, da Diretoria de Desenvolvimento de Ensino (DDE), da Uepa. Traçaram um panorama geral sobre a implantação e relevância da gestão do conhecimento em suas IES.

O reitor da Uepa, Juarez Quaresma, relembrou a vocação extensionista da Instituição. “A Uepa nasceu extensionista, fruto de uma junção entre diversas escolas e institutos estaduais. Agora, mais do que nunca, vemos o papel das IES públicas no crescimento da Amazônia. Além do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, vejo ainda o desenvolvimento de tecnologia e inovação como parte de nossa contribuição para o crescimento da região”, pontuou.

Todos os gestores destacaram a importância de se perceber e confrontar as peculiaridades da Amazônia. “Por exemplo, a internet não chega com qualidade a alguns campi nos municípios mais distantes dos grandes centros. Isso é algo que órgãos de fomento como a Capes não conseguem assimilar. Nossas IES não são como as IES do Sudeste, precisamos ser tratados de forma diferente”, observou Quaresma. O vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira, lembrou uma solução oferecida por um membro de um destes órgãos para a questão da internet. “Ele sugeriu passar um cabo de fibra ótica pelo fundo dos rios, como fazem de forma transoceânica. Nosso campi em Altamira não está perto do rio. E aí? Para eles, a Amazônia é um mistério”, completou.

O reitor da Ufra, Sueo Numazawa, ressaltou a necessidade de as IES amazônicas terem mais assentos nos comitês que gerem o dinheiro nos órgãos fomentadores. “Os reitores das nossas IES vêm buscando ter esse reconhecimento. Acredito que temos conseguido sensibilizar estas pessoas sobre a nossa realidade”, disse. O reitor da Uepa ressaltou a abertura ainda a importância de investir em pessoal para a melhora do ensino como um todo. “Na minha gestão, abrimos sete Doutorados Interinstitucionais (Dinter). Isso representou um crescimento de 100% no número de professores doutores. Esse tipo de investimento é a base para que outros projetos possam ser desenvolvidos”, observou.

A escassez de recursos e investimentos, principalmente federais, foi outro problema apontado por todos. O representante do IFPA, Fabrício Medeiros Alho, ressaltou a importância de firmar parcerias para contornar as dificuldades e dar mais qualidade à formação. “Temos investido bastante em acordos de mobilidade com IES nacionais e internacionais, além de buscar parceiros para a realização de projetos internos do IFPA para a comunidade em projetos de extensão, pois esta é a melhor forma de o aluno colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, analisou.

Entre outras soluções, os gestores acreditam que a ampliação do protocolo dos reitores e das parcerias interinstitucionais são caminhos para contornar a crise de investimentos e garantir o crescimento. “Desta forma poderemos instituir ações conjuntas e evitar a repetição de esforços. Cito o exemplo do município de Santarém, onde a Uepa atua com cursos de saúde e a Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), investe nas tecnologias e engenharias. Desta forma, conseguimos suprir a necessidade de mão-de-obra naquela região e formar ali os profissionais que atuarão no mercado de trabalho”, concluiu Quaresma.

Na programação de amanhã, o debate reunirá os responsáveis diretos pela gestão dos projetos de Extensão nas IES: os pró-reitores de Extensão. A professora Mariane Franco, titular nesta pró-reitoria, será a panelista representante da Uepa. O painel intitulado “Articulação estratégica entre ensino e extensão para a formação acadêmica: a cidadania como horizonte” está programado para iniciar às 9h. O evento tem entrada franca e conta com a participação de docentes e discentes interessados nos projetos de todas as IES.

A 1ª etapa do I Cienex ocorreu na Uepa, no período de 21 a 25 de novembro de 2016, concomitante com o II Encontro de Iniciação a Docência (Pibid), VI Encontro de Educação Ambiental em Contextos Escolares (EEACE) promovido pelo Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais (Necaps), Semanas Acadêmicas dos Campi, além da parceria com a UFRA, IFPA e UFPA, e contou com a participação de acadêmicos das Universidades envolvidas com apresentação de trabalho na forma de pôster e comunicação oral. Todas as IES participantes já planejam a segunda edição do evento.

 

PROGRAMAÇÃO I Cienex:

TERÇA-FEIRA (14):

09h00 - PAINEL COM OS PRÓ-REITORES DE ENSINO E EXTENSÃO UEPA, UFRA, UFPA E IFPA

Articulação estratégica entre ensino e extensão para a formação acadêmica: a cidadania como horizonte.

Coordenação: IFPA

 

12h00 - Intervalo

 

14h00 - Grupos temáticos - (baner + apresentação cultural)

 

17h00 - Encerramento

 

Quarta-feira (15):

09h00 - Apresentação de pôster das áreas

12h00 - Intervalo

 

14h00 - Apresentação de comunicação oral das áreas

 

17h00 - Encerramento

 

 

Quinta-feira (16):

09h00 - Apresentação de comunicação oral das áreas

12h00 - Intervalo

14h00 - Apresentação de comunicação oral das áreas

 

17h00 - Encerramento

 

Sexta-feira (17):

09h00 - Apresentação de comunicação oral das áreas

12h00 - Intervalo

 

14h30 - Apresentação da carta interinstitucional

coordenação da uepa e ifpa        

 

15h00 - RESULTADO DA PREMIAÇÃO DO JOVEM ACADÊMICO

Coordenação da UFPA, UEPA, UFRA e IFPA

 

15h30 - Fala final do pró-reitor (UFPA)

 

Local: Instituto de Ciências Jurídicas – ICJ- Coordenação da UFPA, UEPA, UFRA e IFPA

16h00 - PROGRAMAÇÃO CULTURAL

 

Texto: Fernanda Martins

Fotos: Nailana Thiely