Seleção de monitoria oferta mais de 250 bolsas em diversos campi

Enviado por Guaciara Freitas em Seg, 26/04/2021 - 10:15

Entre os dias 27 de abril e 7 de maio, estudantes da Universidade do Estado do Pará (Uepa) podem se inscrever no Processo Seletivo de Monitoria com oferta de vagas em todos os Centros da Uepa, nos campi de Belém e diversos outros municípios do Estado.  As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo sistema de cadastro, de forma on-line. O valor da bolsa de monitoria é de R$ 678,00.

Além da inscrição, todo o processo de seleção também ocorrerá de forma remota. No caso dos Centros que realizarão prova teórica, elas ocorrerão por meio de plataformas digitais on-line, como Google Forms. É indispensável que os alunos que desejarem se candidatar à monitoria estejam atentos às especificidades do edital de cada Centro.

Os alunos selecionados para atuar como monitores serão engajados em regime de 15 horas semanais, sem vínculo empregatício, em atividades de ensino, definidas em plano de trabalho a ser elaborado junto aos professores orientadores, tais como: atividades didáticas com o professor em sala de aula, atividade de revisão de conteúdo previamente ministrado pelo professor, condução e orientação de grupos de estudo, elaboração e seleção de material didático, atividade de pesquisa e/ou extensão que objetivem aprimoramento do componente curricular objeto da monitoria.

Monitores podem exercer a monitoria remunerada por até dois anos, desde que se submeta a outra seleção, em componente curricular/área de conhecimento diferente daquela a qual já tenha atuado como bolsistas. Mas, o bolsista que completar esse período máximo de monitoria só poderá candidatar-se a outra monitoria se for na modalidade voluntária.

Saiba mais sobre as vagas de cada Centro de Ciências

O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) ofertará 58 vagas para o Campus I, em Belém e 58 bolsas para os campi dos municípios de Altamira, Barcarena, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Igarapé-açu, Marabá, Moju, Redenção, São Miguel do Guamá, Santarém, Salvaterra e Vigia. Para concorrer a uma vaga de monitoria, o candidato deverá preencher alguns requisitos básicos, detalhados no edital, entre eles, estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação do CCSE e possuir e-mail institucional (@aluno.uepa.br), além de ter integralizado o componente curricular/disciplina objeto do Processo Seletivo de Monitoria até o momento da inscrição, bem como ter as notas lançadas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

No Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), que disponibilizará um total de 107 bolsas distribuídas entre os campi de Altamira, Belém, Conceição do Araguaia, Marabá, Santarém e Tucuruí, a seleção ocorrerá em apenas duas etapas: a análise da documentação dos candidatos, seguida de entrevista. Para conferir o número de vagas ofertada por campus e por disciplina, é necessário atentar para o quadro de vagas, informado nos anexos contidos no próprio edital.

No Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) serão ofertadas 42 vagas para monitores bolsistas, nos campi de Altamira, Belém, Cametá, Castanhal, Marabá, Paragominas, Redenção e Salvaterra, conforme detalhamentos constantes no processo de seleção

Texto: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)

Foto: Josi Mendes (Ascom Uepa)