Selecionados recebem Prêmio Melhor TCC 2015

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sáb, 14/11/2015 - 00:00

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou na última quinta-feira(12), no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia(CCNT), o reconhecimento de mais de 50 Trabalhos de Conclusão de Curso, selecionados para o Prêmio Melhor TCC 2015. Os Trabalhos foram desenvolvidos por egressos da Uepa e orientados por professores da Instituição. Os projetos e pesquisas selecionados se destacaram por se tratarem de estudos inovadores nas áreas da saúde, ciências, educação e tecnologia.

Os certificados dos premiados foram entregues pelo reitor da Uepa, Juarez Quaresma; vice-reitor, Rubens Cardoso; pró-reitora de graduação, Ana da Conceição Oliveira; e a diretora de ensino e desenvolvimento, Lana Macedo

“Já se vão 11 anos em que a Uepa prêmia os melhores TCCs. Foram mais de 800 trabalhos reconhecidos. A premiação foi criada como forma de estimular nos discentes o gosto pela pós-graduação e pesquisa científica. Um estímulo também ao professor orientador. Os parabéns da Universidade vão para nossos egressos e aos docentes”, destacou o reitor.

As egressas do curso de Terapia Ocupacional, Thais Pinheiro de Souza, 24, e Ana Paula Nascimento de Lima, 26, orientadas pelo professor Evanildo Lopes Monteiro, levaram um ano e meio para produzir e finalizar o TCC “Entre patas, experiências, e pêlos: a intervenção com idosos a partir da Terapia Assistida por Animais”. Elas receberam das mãos do reitor a certificação da premiação.

O trabalho pesquisou o uso de animais no desenvolvimento das habilidades de comunicação, afetividades e físicas dos idosos. Thais diz que desde o início da pesquisa, já projetava vê-lo na premiação. “ Eu sempre falei que nosso trabalho foi muito difícil para ser construído. Foi algo que pouco se fala e se vê por ai na área de Terapia Ocupacional. Estava confiante de que conseguiríamos ser selecionadas”, ressaltou Thais.

Deuziane de Oliveira, 28, egressa do curso de Design em Paragominas, com a parceira de TCC, Silvane Medeiros da Silvaque não pôde estar presente, projetaram peças de encaixe, para que alunos cegos aotocá-las entenderiam o conteúdo das disciplinas ministradas em sala de aula. “ Notamos que era complicado para os alunos cegos assimilares o que os professores falavam por não ter um material sensorial de interação. De acordo com os assuntos das aulas, desenvolvemos um protótipo de peças encaixadas para melhor facilitar o conteúdos das aulas,  com ele também havia a descrição em braile e a explicação falada do professor”, explica Deuziane, orgulhosa do reconhecimento.

Com o tema “Melhoria de Processo de Desenvolvimento de Software baseada em Metodologias Ágeis e no Modelo de Capacidade MPS.BR - um estudo aplicado na DSPD/UEPA”, o egresso de Tecnologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) de Castanhal, Antônio Costa, 25, se dedicou a um projeto voltado a melhoria do desenvolvimento de softwares na Diretoria de Serviço de Processamento de Dados (DSPD) da Uepa.

O orientador de Antônio foi o professor Italo Di Paolo. Ele também foi orientador de outro TCC premiado, o “Protótipo de assistente virtual com interface em linguagem natural: Atena”, de Bruno Dias Bastos, do curso de TADS de Castanhal, . “Isso é uma motivação a mais para os professores. Há um reconhecimento dos colegas”, frisou.

O Prêmio Melhor TCC tem como meta reconhecer e divulgar os trabalhos de conclusão produzidos na Universidade, que apresentaram aspectos inovadores na elaboração.  A premiação recebeu inscrições de trabalhos produzidos e aprovados no ano de 2014. Eles foram redigidos em língua portuguesa, atendendo as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Mais informações na área de Editais, do site.

Texto: Renata Paes
Foto: Renata Pinto