O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) sediou, nesta semana, a XIX Semana Acadêmica. Composta por diversas programações, desde oficinas a apresentações culturais, os participantes realizaram atividades que abrangeram várias áreas da educação.
Na última quinta-feira (22), as comunidades acadêmica e externa puderam assistir a palestra Diálogos entre Religiões, com a professora do mestrado em Ciências da Religião, Maria Betânia Albuquerque, com o tema Saberes da Ayahuasca à luz da epistemologia do Sul.
A professora apresentou a pesquisa de pós-doutorado que realizou e a experiência em viagens pelo Acre e pela Europa, em busca de depoimentos de pessoas que tomam o Santo Daime, bebida preparada com a planta Ayahuasca e Cipó, de origem indígena. Segundo a professora, o ritual para tomar a bebida só foi legalizado em 1985, após passar por um processo complexo e marcado por conflitos para a legalização. Para Maria Betânia, a importância deste ritual vai além da prática religiosa. “Os rituais são baseados em hinos, todos em português, inclusive na Europa. O Daime promove a expansão da cultura brasileira”, ressaltou.
Além da palestra, servidores, alunos e convidados reuniram-se na Biblioteca Paulo Freire para mais um Chá com Letras e Artes, evento que ocorre desde 2002 e proporciona um espaço de integração entre poesias, contos, histórias, artes performáticas e músicas.
Este ano, foram homenageados oito professores que fazem e fizeram história dentro da Universidade, difundindo conhecimento científico. Entre eles, o professor aposentado de Matemática, José Maria Souza, relatou sobre o reconhecimento do seu trabalho na Uepa. “É muito gratificante este momento. Eu comecei a dar aula no curso logo na sua implantação, depois consegui ser coordenador. Eu, professores da época e outros professores que continuam até hoje, conseguimos vários ganhos com muito esforço, então esse momento é de reconhecimento e de muita satisfação”, afirmou.
Ao longo do evento, foram lançados quatro livros: Sentidos da Cultura, organizado pelas professoras Josebel Akel e Venize Rodrigues; Memória, Imaginário e Educação na Amazônia, professoras organizadoras Denise Simões e Josebel Akel; Teologias Literaturas, professor organizador Douglas da Conceição; e Religião no Brasil, Manoel Moraes. O evento contou também com a participação do grupo instrumental, Reluz.