Semana Acadêmica do CCSE abre calendário de novembro

Enviado por Wesley Lima em Ter, 05/11/2019 - 06:30
 
O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), iniciou na tarde dessa segunda-feira (4) a sua XXIV Semana Acadêmica, com a temática “Escola, Universidade e Futuro: agir, reagir e construir um ensino público de qualidade no Brasil”. O evento visa continuar os debates das edições anteriores e, além disso, levantar questionamentos como “Qual será o papel do professor nessa escola do futuro? Como as novas ferramentas de comunicação podem ajudar ou atrapalhar essa educação?”. Com um público de aproximadamente 1.000 inscritos, a Semana terá mesas redondas, conferências, palestras, atividades culturais e apresentações de painéis que comporão as manhãs e tardes dos quatro dias de práticas acadêmicas. Além de contar com trabalhos inéditos, mini-cursos e oficinas que mobilizarão todo o campus.
 
A Semana Acadêmica do CCSE começou com uma mesa oficial formada pela professora Ana da Conceição Oliveira (Pró-reitora de graduação), João Paulo Passo (Vice-diretor do CCSE),  Neuzi Pardosa (representante da Pró-reitoria de Extensão) e Jairo de Jesus Nascimento Silva (ex-vice-diretor do CCSE). Nas suas falas, os docentes e a representante da Proex ressaltaram a importância da educação em movimento para a construção de um futuro consciente e com participação estudantil. Ademais, a presença da Uepa em diversas regiões do estado foi um dos tópicos abordados nesse primeiro momento. 
 
Cerimônia Oficial de Abertura
 
Jairo de Jesus do Nascimento, professor da Uepa, abriu a primeira mesa e disse estar lisonjeado por representar a todos os demais mestres do Centro de Ciências Sociais e Educação e fez alusão à comemoração de um quarto de século de existência do CCSE. “Essa Semana Acadêmica marca a história desse Centro, porque nós estamos também comemorando os 25 anos. E que possamos enxergar esse tempo de colaboração como a abertura em meio às dificuldades que vivemos hoje”, declarou.  
 
Durante a cerimônia de abertura, o professor João Paulo Passos anunciou a mudança na Licenciatura Plena em Ciências Naturais, da qual já foi coordenador, substituída pelos respectivos cursos: Licenciatura em Ciência Biológicas, Licenciatura em Física e Licenciatura em Química. 
 
A professora Ana da Conceição Oliveira, do Prograd, manteve o tom de alerta em seu discurso e lembrou do patrono da educação brasileira Paulo Freire. “É imperioso fazer essa relação da universidade com a sociedade. Eu gosto muito de lembrar de Paulo Freire quando diz, no seu livro “Educação como prática da liberdade”, que se alguém defende uma posição democrática, progressista, logo, igualmente, quer a democratização da organização programática dos conteúdos, currículo e ensino. E não tenho dúvida que esses discursos que, hoje, estão colocados, do neoliberal, não terão forças para apagar a história dos movimentos sociais”.
 
Após isso, o debate girou em torno do tema “O Enem, a reforma do Ensino Médio e suas implicações sobre a educação básica e a educação superior”
 
Educação e Enem
 
Três professores — George Anderson Macêdo Castro, Yussef Xavier Ayan e Jairo do Nascimento — defenderam pontos de vistas diferentes, que analisaram desde a criação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e perpassaram pela reformulação do exame, escolha da banca de idealizadores da prova e seguiram até resultados obtidos pelo Enem.
 
No decorrer do debate, foi abordado o cenário em que o Exame Nacional do Ensino Médio esteve inserido nos seus dez primeiros anos, de 1998 a 2008, e como as mudanças gradativas chegaram a partir do ano seguinte. Concomitantemente, falou-se da transformação que houve no ingresso nas universidade. E do grau de maturidade que o exame atingiu, no qual os pontos positivos são mais aparentes que os negativos. 
 
Para George Castro, professor da Seduc, ex-responsável pela Rede de Ensino Público do Estado do Pará e ex-supervisor estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, acredita que há vantagens e desvantagens que acompanharam o Enem. “O Enem hoje traz muitas oportunidades por meio do Sisu, por exemplo, um jovem podem tentar uma vaga para qualquer lugar do Brasil desde que tenha pontuação para isso. Trouxemos vantagem, acesso à universidade. Mas,  a reboque disso, houve o problema de indução de currículo que é extremamente maléfico, porque com isso deixamos de ter os temas regionais”, disse Castro.
 
E continuou a avaliação “A visão da escola no ensino médio continua sendo aquela que o currículo tem que ser imposto pelo exame. O que não precisa ser verdade”.
 
De acordo com o professor Yussef Ayan, que possui formação na área de língua espanhola e leciona há 22 anos, o atual currículo é um grande agente devastador na aplicação do espanhol no Enem. Além de não ver uma participação eficaz de educadores e sociedade civil. “Essa base altamente excludente, verticalizada, na minha opinião, não há chancela da sociedade e as universidades não participam desse debate como deveria ser”, falou.
 
Para ele, a crítica e análises de exames sérios e de grande porte, com a estrutura do Exame Nacional do Ensino Médio, são enganosas quando tratadas como meras folhas que não possuem serventia. “Muitas pessoas ainda continuam com a seguinte falácia de que uma folha não mede a capacidade de ninguém e de que a avaliação não serve para nada, vamos colocar um parêntese, quando não se tem os instrumentos adequados”, apontou o professor Yussef. 
 
Já o docente Jairo do Nascimento, que participou de diversos treinamentos realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), contou que a idealização da prova passa pelo escrutínio de professores de universidades e institutos federais nas primeiras edições. E que, após 2009, havia muitos professores da região Norte que participaram das primeiras preparações, mas que com o tempo a participação ficou concentrada nos profissionais do Sudeste. “Nos primeiros treinamentos dados pelo Inep, tinham vários professores da região norte. Depois, quando foi passando o processo, reduziu. Numa equipe de ciências humanas de oito pareceristas da prova do Enem, só havia um que não era do Sudeste”, comentou.
 
E levantou o questionamento "Como é que nós queremos fazer com que a Amazônia seja Brasil, se não nos fazemos representar? Esse é um caminho que deve ser buscado e pensando".
 
Após os primeiros comentários do integrantes da mesa, foi aberto espaço para os ouvintes realizarem perguntas para os professores. Em seguida, o primeiro dia foi encerrado com as considerações finais dos debatedores. A Semana segue até o dia 8 com mesas que abordam diversos temas acerca da educação.
 
Serviço:
 
XXIV Semana Acadêmica do CCSE
 
Datas: 4 a 8 de novembro de 2019
Horário: Variados.
Preço: Gratuito.
Público: Aberto (inscrições encerradas)
 
Clique aqui  para baixar o arquivo pdf com a programação completa e toda a lista de mini-cursos e oficinas da Semana Acadêmica do CCSE de 2019.
 
 
Programação 
 
 
04/11/2019 (Segunda-feira) 
 
Credenciamento 
Local: Auditório Paulo Freire.
Horário: 10h às 17h  
 
Apresentações Culturais 
Local: Hall do Bloco VI
Horário: 12h às 13h30. .
 
Cerimônia Oficial De Abertura 
Local: Auditório Paulo Freire. 
Horário: 15h às 16h.
 
Painel de Abertura: “O Enem, a Reforma do Ensino Médio e suas Implicações sobre a Educação Básica e a Educação Superior” 
Participantes: Jairo de Jesus Nascimento da Silva (Uepa), George Anderson Macêdo Castro (Seduc-pa) e Yussef Xavier Ayan (Sistema de Ensino Equipe)
Mediador: Marcelo Vitor Branco de Lima (Uepa) 
Local:Auditório Paulo Freire 
Horário: 16h às 18h.
 
Apresentação Cultural 
Local: Hall do Bloco VI
Horário:18h Às 19h
 
05/11 (Terça-feira)
 
Minicursos e Oficinas
Local: Salas de Aula e Laboratórios
Horário 8h às 10h 
 
Intervalo 
Horário: 10h às 10h30 
 
 
Mesa Redonda “Saúde Mental e Universidade: O Adoecimento na Vida Acadêmica”.
Participantes: Izabel Cristina Borges Correa Oliveira (Uepa), Maria de Nazaré Gonçalves (Uepa), Damasia Sulina do Nascimento (Uepa) e Rivonilda Machado dos Santos de Santana Graim (Ophir Loyola) 
Mediadora: Fádia Queiroz Vianna (Uepa).
Local: Auditório Paulo Freire 
Horário: 10h30 às 12h
 
Almoço
Horário: 12h às 14h
 
Apresentação Cultural 
Horário: 12 às 13h30 
 
Minicursos e Oficinas
Local:  Salas de Aula e Laboratórios
Horário: 14h às 16h 
 
Intervalo 
 
Mesa-redonda “A Educação Em Diferentes Espaços: Olhares Múltiplos” 
Palestrantes: Diana Lemes Ferreira (Uepa), Edina Fialho Machado (Uepa) e Jacirene Vasconcelos de Albuquerque (Uepa).
Mediador: Ceila Ribeiro de Moraes (Uepa). 
Local: Auditório Paulo Freire 
Horário: 16h30 às 18h
 
Mesa-redonda “Educação de Surdos na Atualidade“ 
Palestrantes: Rita de Cássia Almeida Silva (Uepa), Rita de Nazareth Souza Bentes (Uepa), Raquel da Silva Gomes (Uepa), José Anchieta de Oliveira Bentes (Uepa) e Maria Joaquina Nogueira da Silva (Uepa) 
Mediador: Ozivan Perdigão Santos (Uepa) 
Local: Sala de Recitais (Bloco IV)
Horário:16h30 às 18h
 
Roda De Conversa “Folguedos Populares, Saberes e Fazeres: Compartilhamentos para uma Formação Mais Integral e Humana” 
Palestrantes: Ronaldo Silva (Arraial Do Pavulagem) e Máximo Rogério Passos (Diretor Da Eeef Santo Afonso) 
Mediador: Edelmiro Conceição Soares (Uepa) 
Local: Hall Do Bloco Vi 
18h às 20h.
 
Debate com Egressos do Curso de Licenciatura em Letras LIBRAS
Palestrantes: Rita de Cássia Almeida Silva (Uepa), Kleber Carlack Martins da Silva (Uepa), Jéssica Rocha de Souza Cardoso (Uepa), Ohana Daniel Matias da Silva (Uepa), Thaís Pereira Romano (Uepa), Letícia Silva dos Santos (Uepa), Ana Cláudia Ferreira Brito (Uepa) e Manuelle Cristina Pereira Ribeiro (Uepa). 
Mediador: Ozivan Perdigão Santos (Uepa).
Local: Sala De Recitais Bloco IV.
Horário:18h30  às 20h30
 
06/11/2019 (Quarta-feira) 
 
Minicursos e Oficinas 
Local: Salas de Aula e Laboratórios 
Horário: 08h às 10h 
 
Intervalo
Horário:10h às 10h30 
 
Mesa-redonda “Cultura Digital E Redes”
Palestrantes: Mário Jorge Brasil Xavier (Uepa), Gustavo Soldati Reis (Uepa), José Ricardo Da Silva Alencar (Uepa) e Petterson Farias Dias (Publicitário) 
Mediadora: Aline Da Silva Freitas (Uepa) 
Local: Auditório Paulo Freire 
Horário: 10h30 às 12h
 
Almoço 
Horário: 12h às 14h.
 
Apresentação Cultural 
Horário: 12h às 13h30 
 
Minicursos e Oficinas 
Local: Salas de Aula e Laboratórios 
Horário: 14h às 16h 
 
Intervalo 
 
Mesa-redonda “Transtorno Do Espectro Autista: Concepções, Políticas Públicas e Práticas Educacionais”
Palestrantes: Scheilla De Castro Abbud Vieira (Uepa), Rejane De Assis Oliveira Monteiro (Uepa), Rosilene Rodrigues Prado (Ufpa) E Yago Melo De Lima (Uepa) Mediadora: Bianca Venturieri (Uepa) 
Sala De Recitais Bloco Iv 
Horário: 16h30 às 18h 
 
Atividade Cultural
Horário: 18h às 19h
 
Exposição Do Herbário Prof.ª. Dr.ª Marlene Freitas Da Silva Flávia Cristina Araújo Lucas (Uepa) Herbário Da Uepa Bloco Castelinho
Horário: 10h às 18h
 
07/11/2019 (Quinta-feira) 
 
Minicursos e Oficinas 
Local: Salas de Aula e Laboratórios 
08h às 10h
 
Intervalo 
 
 
Apresentação de Pôsteres 
Hall Do Bloco VI 
Horário: 10h30 às 12h 
 
Mesa-redonda “Educação, Cidade E Violência: Segregação E Direitos Na Periferia De Belém“ 
Palestrantes: Clay Anderson Nunes Chagas (Uepa) E Luiz Augusto Soares Mendes (Uepa) 
Mediador: Robson Patrick Brito Do Nascimento (Ufpa) Auditório Paulo Freire 
10h30  às 12h
 
Mesa-redonda “Questões sobre BNCC: a integração de área como necessária prática de mudança docente”
Palestrantes: Luiz Kleber Leite Neves, Roberto Pinheiro Araújo e Carlos Alberto de Miranda Pinheiro.
Mediadora: Acylena Coelho Costa
Local: Sala de Recitais
Horário: 10h30 às 12h
 
Almoço
Horário: 12h às 14h
 
Apresentação Cultural
Horário: 12h às 13h30 
 
Minicursos e Oficinas 
Local: Salas de Aula e Laboratórios 
Horário: 14h às 16h
 
Intervalo 
 
 
Apresentação de Pôsteres 
Local: Hall do Bloco VI 
Horário: 16h30 às 18h 
 
Mesa-redonda “Um Futuro mais Inclusivo para a Educação”
Palestrantes: Jessika Castro Rodrigues (Uepa), Antônio Pádua Sales Costa (Uepa) E Marli Melo De Almeida (Uepa) Mediadora: Renata De Oliveira Vieira (Uepa) 
Local: Sala De Recitais Bloco IV
Horário: 16h30 às 18h
 
Acervo da Coleção Zoológica Dr. Joachim Adis: Uma Mostra da Biodiversidade Faunística Amazônica ba Uepa.
Curadora: Ana Lúcia Nunes Gutjahr (Uepa) Hall Do Bloco VI 
Horário: 9h30 às 16h30
 
Roda de Conversa “A Tecnologia da Intuição como Ferramenta de Aprendizagem nas Vivências de Música Regional” 
Palestrantes: Renato Rosas (Fundação Cultural Do Pará) 
Mediador: Edinaldo Nunes De Araújo (Uepa) 
Local: Hall do Bloco VI.
Horário: 18h às 20h 
 
08/11/2019 (Sexta-feira) 
 
Mesa-redonda “Projetos de Lei e as Ameaças à Educação: da Militarização nas Escolas à Escola Sem Partido” 
Palestrantes: Lucélia De Moraes Braga Bassalo (Uepa), Jairo De Jesus Nascimento Silva (Uepa) E Rodrigo Ferreira De Moraes (Uepa) Mediador: Anderson Madson Oliveira Maia (Uepa) 
Local: Auditório Paulo Freire 
Horário: 9h30 às 11h30
 
 
Encerramento Oficial 
Local: Auditório Paulo Freire 
Horário: 11h30
 
Apresentação Cultural
Local: Hall Do Bloco VI
Horário: 12h
 
Texto: Wesley Lima/ Ascom CCSE.
Fotos: Lays Lago/ Ascom CCSE.