Semana Acadêmica em Tucuruí é retomada em formato on-line

Enviado por Guaciara Freitas em Sex, 14/05/2021 - 17:52

Tags

Até segunda-feira, 17, a XV Semana Acadêmica do Campus XIII da Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebe inscrições de pessoas interessadas em participar da programação e receber certificação. Com o tema Avanços e Desafios Profissionais na Pandemia, o evento on-line será transmitido pelo canal oficial da Uepa, na plataforma Youtube, entre os dias 19 e 21. Quem não se inscrever poderá assistir, mas sem obter certificado.

“Será a primeira edição nesse formato, que foi adotado para não deixar de realizar o evento que já se tornou tradicional no calendário do município de Tucuruí”, afirma Higson Rodrigues Coelho, coordenador do Campus. Além de ser digital on-line, desta vez a Semana Acadêmica também não terá uma programação tão diversificada quanto as anteriores, presenciais. Professor Higson explica que não haverá oficinas e mostras, apenas “grandes palestras”, que vão ser realizadas em horários alternados, mas sempre a partir do final da tarde. Na abertura, programada para às 19h, além do coordenador, a assessora pedagógica do Campus, Conceição Bugarim, dará as boas-vindas aos participantes, que em seguida poderão assistir à pesquisadora Marina Barreto, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que está à frente de investigações científicas sobre a Covid-19, em palestra intitulada Coordenação de Pesquisa Clínica: Oportunidades e Desafios no Enfrentamento do Covid-19.

De acordo com o professor Higson Rodrigues, além de discutir o contexto de pandemia, a intenção da organização do evento era “pensar no contexto de pandemia e ir além disso, para uma perspectiva de futuro”. Por isso os convidados vão abordar assuntos relacionados às áreas de conhecimento contempladas nos cursos ofertados no campus: Educação Física, Pedagogia, Enfermagem Fisioterapia e Ciências Naturais – Biologia.

A Semana Acadêmica, que costuma ser realizada anualmente no mês de novembro, não ocorreu em 2020, em razão das circunstâncias decorrentes do cenário pandêmico. Por esse motivo, este ano ela terá duas edições, a atual, correspondente ao ano passado, e uma próxima, no mês de novembro, referente ao ano corrente. A organização ainda não se arrisca a dizer qual será o formato adotado em novembro, mas tanto agora quanto no final do ano, professor Higson afirma que a expectativa é ampliar o número de participantes. “Quando a Semana Acadêmica era presencial, nós costumávamos ter de 400 a 500 participantes, porque atraíamos alunos de outras instituições. Agora com a transmissão via Youtube esse número pode ser bem maior”, comenta.

19/5

19h - Abertura Oficial (Profª Conceicão Bugarim e Profº Higson Coelho).

19h30 – Coordenação de Pesquisa Clínica: Oportunidades e Desafios no Enfrentamento do Covid-19 (Marina Barreto - Fiocruz).

20/5

17h – Avanços e Desafios Profissionais na Pandemia: Olhar do Fisioterapeuta (Profª. Mª. Soly Guedes – Uepa e Prof°. Drº. Fábio Falcão- Uepa).

18h30 – Avanços e Desafios Profissionais na Pandemia: Olhar da Biologia (Profª Elaine Veiga Souza - Escola Ana Pontes; Profª Renata Albuquerque da Silva - Escola Ana Pontes e Profª Dra. Jessica Almeida, Uepa).

21/5

18h30 - O Profissional da Educação Física em Tempos de Pandemia: Avanços e Recuos (Profª Roseane Monteiro, mestre em Ciência da Motricidade Humana – UCB/ RJ)

19h30 - Corpo e Sexualidade na Contemporaneidade (Profª Dra. Eliane Aguiar - PPGE/UFSC).

20h – Enfermagem: O Ensino em Tempos De Pandemia (Profª Dra. Laís Araújo Tavares Silva; Ana Gabriela Sabaa Srur de Andrade – Sespa).

Texto: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)

Foto: Acervo da organização (Uepa Campus XIII)