Semana Acadêmica Integrada visa aproximar alunos e comunidade

Enviado por Larissa Silva em Sex, 20/08/2021 - 13:38

Tags

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Campus XIX, promove de 23 a 25 de agosto, a Semana Acadêmica Integrada do Campus Universitário de Salvaterra. O evento é composto pela XIV Semana Científica de Salvaterra Integrada (Secsal), que discute o tema Vida Universitária: O que você deve saber?, além do I Encontro de Egressos e da X Semana do Calouro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a data inicial do evento. Para se inscrever, o interessado deverá preencher o formulário de inscrição, e solicitar a atividade que deseja participar.

O intuito de unir essas ações é promover a integração dos cursos de graduação do Campus Universitário, aproximar e incentivar o debate entre os estudantes e a comunidade acadêmica, apresentando profissionais capazes e atuantes no mercado de trabalho.

Apesar desta união, cada iniciativa possui uma metodologia e um objetivo a ser alcançado. A XIV Secsal, por exemplo, se apresenta como um espaço para democratizar conhecimentos, experiências e reflexões sobre o cenário educacional e profissional da região, envolvendo todos os cursos de graduação do Campus XIX da Uepa.

O Encontro de Egressos pretende ser um espaço de manutenção do elo entre os ex-alunos e a instituição, por meio do compartilhamento de experiências do período de pós-graduação e de atuação no mercado de trabalho, assim como da apresentação de estratégias para que esses profissionais continuem se destacando na carreira, tendo em vista a importância da educação continuada na vida profissional. Já a X Semana do Calouro possui como objetivo geral recepcionar e integrar os novos universitários, inserindo-os na vida acadêmica por meio de informações acerca dos aspectos de funcionamento dos cursos e do ambiente universitário, instigando-os a assumir uma postura em defesa das questões ambientais no contexto da realidade local e regional.

Para o idealizador do evento, Alcindo Martins, promover um evento 100% on-line é dar visibilidade às ações da Universidade para a formação acadêmica e aproximar a comunidade. "É de suma importância a participação do aluno pois, será uma grande mobilização, um encontro de pessoas que não se veem há muito. Iremos falar sobre universidade, possibilidades, e oportunidades porque, muitas vezes, o aluno se fecha num mundo paralelo ao acadêmico e acaba não observando o quanto existe possibilidades de melhora e ampliação na vida acadêmica e profissional. Neste encontro iremos focar neste incentivo.” “Esperamos que a universidade, além de se mostrar, cumpra o seu papel social, acolhendo ainda mais a região de Salvaterra, também os seus municípios vizinhos, como Soure e Cachoeira do Arari”, completa.

Os encontros serão realizados das 9h às 20h, por meio das plataformas Google Hangouts Meet e YouTube. Os participantes receberão um dia antes ou no dia do evento o link de acesso pelo e-mail indicado no formulário de inscrição.

Texto: Larissa Silva (Ascom Uepa)

Foto: Macio Ferreira (Arquivo)