Semana da Saúde abordará saúde dos ribeirinhos

Enviado por Ize Sena em Qui, 01/06/2017 - 13:21
Fazer saúde na Amazônia: desafios e perspectivas nas comunidades ribeirinhas. Esse é o tema da XII Semana da Saúde da Universidade do Estado do Pará (Uepa), divulgado nesta quinta-feira, dia 1 de junho, pela Comissão Organizadora do evento. A temática é de autoria dos alunos do Curso de Fisioterapia, João Paulo Menezes Lima e Elissa Raissa Siqueira do Nascimento.
 
A escolha do tema foi feita a partir de uma votação pública, que encerrou no último dia 26. Dos nove temas propostos, os mais votados foram os seguintes: “o envelhecer nas comunidades ribeirinhas amazônicas: desafios e perspectivas”, com 29%; e “fazer saúde na amazônia: pluralidade, diversidade e compromisso social”, que recebeu 16%.
 
 
“A decisão foi norteada por alguns critérios, entre eles, o tema possuir níveis de abrangência e especificidade compatíveis com a execução de todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão a serem realizadas, e com a garantia de alto percentual de adesão ao evento, por parte da comunidade científica da região. Diante disso, o tema aprovado resultou da aglutinação das duas propostas mais votadas”, explica um dos integrantes da Comissão Organizadora, o professor Regis Andriollo.
 
Andriollo ressalta ainda que a decisão sobre o tema foi produto de um processo democrático e discussões conjuntas entre o Conselho do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (Concen/CCBS) e a Comissão Organizadora, nos últimos dias 30 e 31 de maio. Os autores receberão certificação assinada pela Comissão Organizadora do Evento; pela diretora do CCBS, Vera Palácios; e pelo reitor, com entrega e menção pública, no último dia do evento.
 
A Semana da Saúde está marcada para o período de 23 a 25 de novembro de 2017. É um evento bianual tradicionalmente conduzido pela comunidade acadêmica do CCBS, cujo propósito é a disseminação e a discussão de temas científicos, sociais e econômicos de relevância para a saúde, nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão, na região amazônica. 
 
Texto: Ascom Uepa
Foto: Cláudio Santos/Agência Pará