Semana do Músico da Uepa debate as potencialidades da música na região

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 23/11/2015 - 12:14

O Curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza dos dias 23 a 25 de novembro, a Semana do Músico, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). O evento ocorre em comemoração ao Dia do Músico, festejado no último domingo (22), e conta com palestras, oficinas e apresentações musicais feitas pelos acadêmicos.

A abertura do evento ocorreu na Sala de Recitais, no CCSE, onde houve a apresentação de canções do maestro e compositor Waldemar Henrique e conferência de abertura sobre o ensino de música em escolas estaduais de tempo integral, ministrada pela professora da Instituição, Ana Maria Souza.

Entre as temáticas abordadas nas palestras, estão as possibilidades da pesquisa, a atuação na musicoterapia e ritmos regionais como o carimbó. Já as oficinas abrangem assuntos como leitura de partituras, educação musical para bebês, projetos de música para educação infantil e elaboração de projetos culturais.

Na perspectiva dos acadêmicos, o evento possibilita vivências de integração, diferentes da sala de aula. O acadêmico do 4º ano do Curso e integrante do Quinteto de Sopro Olimpya Amazônico, Felipe Cunha, fala sobre a relevância da Semana. “É muito proveitoso esse evento, porque a gente pode fazer uma confraternização entre todos os semestres. Ele possibilita ao estudante criar repertório e se acostumar com o público”, afirma Felipe. “A Semana do Músico serve para que os alunos da Licenciatura possam ter um momento de se atualizar, se apresentar, expandir perspectivas”, complementa a também acadêmica, Taleessa dos Santos, que também está na organização do evento.

A coordenadora da Licenciatura, professora Sidneia Sobrinho, explica que o evento é uma iniciativa do próprio Curso, para que alunos, professores e pesquisadores compartilhem com a comunidade acadêmica o conhecimento e experiências produzidos na Instituição. “Esse é um momento de partilhar o que é feito na pesquisa, extensão e ensino em música. Para percebermos quais as nossas potencialidades, que conhecimentos e habilidades podemos dividir com o outro, de estarmos juntos”, afirma a coordenadora.

Pesquisa e extensão – A Licenciatura Plena em Música na Uepa foi criada em 2004, a partir da Licenciatura em Educação Artística, implantada em 1989, no antigo Instituto Superior de Educação Básica (Isep). Tanto o Isep como várias faculdades passaram a integrar a Uepa, quando ela foi fundada, em 1993.

De lá para cá, a coordenadora informa que houve avanços, sobretudo, no quadro de pesquisa e extensão hoje. “Temos o projeto de extensão ‘Música nas Comunidades’, com atividades de coral e musicalização, e os professores estão hoje dando palestras e engajados na pesquisa, a partir de projetos e de teses”, afirma Sidneia Sobrinho.

Interdisciplinaridade – Para a professora do Curso, Ana Maria Souza, o evento traz um debate relevante para os acadêmicos e para a produção musical na Uepa e na região: o potencial interdisciplinar da música.  “Eu acredito no trabalho e na articulação da música com outras linguagens, com outras disciplinas, com a música em primeiro plano. A ênfase do nosso curso é a formação musical e os nossos alunos serão formadores dessas crianças e adolescentes”, explica a professora. Ana Maria Souza acredita que a tecnologia e a falta de uma educação para as artes são realidades que acadêmicos e professores têm de pensar e se adaptar nesse ensino que dialogue com outras áreas.

Serviço:

Semana do Músico
Horário/Data: das 08h às 21h, de 23 a 25 de novembro de 2015
Local: Sala de Recitais, Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, s/n, Telégrafo.
As inscrições já estão encerradas. A programação completa do evento está disponível aqui.

Texto: Sergio Ferreira Junior/Ascom-Uepa
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa