Semana dos Calouros dá boas-vindas aos novos alunos

Enviado por Ize Sena em Seg, 15/02/2016 - 17:11

Para recepcionar os novos alunos, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove de 15 a 22 de fevereiro, a Semana dos Calouros 2016. Este ano, o formato da recepção será diferente para os estudantes da capital, pois estes terão as boas vindas de professores e veteranos no próprio campus onde irão estudar.

Nos últimos anos, a Uepa promovia a Aula Magna no Ginásio do Campus II, no bairro do Marco. Contudo, nem todos os estudantes participavam. Em 2016, por uma decisão do Conselho Universitário (Consun), a Universidade resolveu descentralizar e acompanhar o formato já praticado nos campi localizados fora da capital, onde os próprios coordenadores recebem os calouros. Com esse novo modelo, todos os alunos terão o mesmo formato de Aula Magna, unificado em toda a Universidade.

No dia 15, às 9h, no Auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE)/Campus I, os novos estudantes dos cursos de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, Filosofia, Ciências da Religião, Música e História participarão da Cerimônia do Mestre, momento em que se comprometem a ser profissionais da educação dispostos a transferir conhecimento.  À tarde, às 15h, no mesmo local, a cerimônia se repetirá com os calouros dos cursos de Pedagogia, Ciências Naturais, Geografia e Secretariado Executivo Trilíngue.

Já no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)/Campus II, a recepção se estenderá até 22 de fevereiro. Os cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina, Terapia Ocupacional, Biomedicina e Fisioterapia farão a cerimônia simbólica da vestimenta de um dos instrumentos tradicionais dos profissionais da área da saúde: o jaleco. Os eventos ocorrerão no auditório do Campus III/ Curso de Educação Física e no auditório da Unidade de Ensino Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), no campus II. Cada curso terá data e horário específico.

No dia 18, de 8h as 14h, no auditório da Ueafto, os calouros das áreas da saúde vão se encontrar na ‘‘Atividade Integrada”.  Eles assistirão a vídeos institucionais dos diretores e coordenadores dos cursos, participarão de debates sobre o Sistema Único de Saúde(SUS), dinâmicas multidisciplinares, e visita ao Campus II. No sábado(20) haverá o tradicional “Churrasco dos Calouros”, no Campus III/Educação Física.

Para os calouros do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT)/Campus V, a programação no dia 15 começa às 8h, no auditório do próprio campus, com a Aula Magna, que consiste na troca de ideias e apresentação dos projetos e cursos da Universidade, além das boas-vindas dos gestores.  De 16 a 19, o campus IV envolverá os novos estudantes em palestras, oficinas, minicursos, mostras de trabalhos, e programações culturais.

Início das Aulas – De acordo com o Calendário Acadêmico, as aulas tem início no dia 15 de fevereiro em todos os campi da Uepa, em consonância com a Semana dos Calouros, incluindo as atividades do Estágio Curricular e do Internato para os estudantes de Medicina. A exceção é para as disciplinas teóricas dos alunos do CCBS (1º ao 4º ano), cujas atividades começam no dia 22 do mesmo mês.

Texto: Ize Sena e Renata Paes/Ascom-Uepa
Foto: Mácio Ferreira