Seminário de Iniciação Científica premia trabalhos

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 11/12/2017 - 13:52

Ocorreu na manhã desta segunda-feira, 11, a premiação de oito trabalhos inscritos no VI Seminário de Integração Científica realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento denominado Jovem Pesquisador Uepa foi realizado no Auditório da Reitoria e marcou o encerramento do Seminário, realizado entre os dias 22 a 24 de novembro.

Desenvolvimento de Materiais Biocompósitos a Base de Consumo e Resíduos Lignocelulósicos foi o tema de um dos trabalhos premiados, realizado pela aluna Alice Fontineles Ribeiro, do curso de Engenharia Florestal do campus de Paragominas. A estudante já foi bolsista dos programas desenvolvidos pela Propesp, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) no ano de 2015. Neste ano, foi premiada na Categoria Iniciação Tecnológica, participando do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), e revela a felicidade de ter ganhado. “A premiação é muito importante, é uma forma de valorização não somente dos alunos, mas também dos professores que nos orientam, porque grande parte da pesquisa é desenvolvida por eles” afirmou.

O orientador da pesquisa, professor Márcio Franck de Figueireido, conta que ficou surpreso com a premiação, já que a concorrência era grande, mas não esconde a satifação de ter recebido. “A sensação ter ganhado é muito boa, não esperávamos e foi algo que nos surpreendeu positivamente” disse.

Sobre o trabalho, ele explica o que resultou a premiação. “Nós focamos em algo que ninguém trabalhava, que é a parte de materias compostos e é algo novo na Universidade. Partimos de materiais que são descartáveis e o fato de trabalharmos com algo novo e no interior também, já que desenvolvemos a pesquisa no campus de Paragominas, foi nosso diferencial” explicou.

O reitor da Uepa em exercício , Clay Chagas, parabenizou os estudantes e professores por todos os trabalhos e finalização do evento. “Sabemos do peso e da importância que a finalização deste trabalho científico gerou no ano. O envolvimento de todos é essencial para finalização de um ano marcado por pontos positivos na Uepa. A política de bolsas da Universidade é muito significativo, os alunos de graduação exercem uma função muito importante para a pesquisa, mesmo sendo iniciação científica. Aproveitem essa situação, já que grande parte da nossa produção está diretamente ligada ao aluno” finalizou.

Cada premiado recebeu uma medalha no seu campo de estudo e diplomas pelo mérito científico. Confira a relação dos premiados aqui

Para conferir a galeria de fotos basta acessar o link