A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove entre os dias 7 e 8 de novembro, a partir das 8h, no auditório do Campus III/Educação Física, localizado na cidade de Belém, o I Seminário Regional sobre a Educação Carcerária na Região Norte: Educação e Sociedade, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gestão, Trabalho e Educação Carcerária (GEPGTEC). O reitor Rubens Cardoso, a Prof. Maria Auxiliadora Maués, o advogado da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) Gustavo Coelho, a representante da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC) Wannice Bandeira, a discente do Centro Acadêmico de Educação Física (Cacef) Sofia Rocha e ex-detento Paulo Calixto estiveram presente na solenidade de abertura desta quinta.
O evento, com o tema A quem interessa a Educação da População Encarcerada? , tem o objetivo de discutir a realidade da educação carcerária no Estado do Pará, referente a questões relacionadas às práticas pedagógicas no âmbito da formação educacional, políticas públicas e mercado profissional, tendo como protagonistas os professores que atuam junto com a comunidade encarcerada.
Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o Estado do Pará está entre os últimos lugares no que diz respeito aos índices educacionais e isso se equivale, também, para a educação no cárcere. Porém, na contramão desses dados, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) registrou em 2016 que entre os 14.876 detentos custodiados, aproximadamente, mais de 3mil participam de alguma atividade educacional, seja da educação formal, atividades complementares ou cursos profissionalizantes. “Entretanto queremos mostrar que apesar de todos os ‘senões’ temos um grupo de professores e professoras aguerridos e que tem feito o diferencial no chão da escola”, afirmou a coordenadora do GEPTEC e organizadora do evento, professora Maria Auxiliadora Maués.
A programação conta com mesas e painéis, com debates que envolvem o projeto político pedagógico da educação carcerária dentro do contexto amazônico paraense. Especialistas convidados irão discutir o currículo da escola no cárcere, para construção de monção com indicativos para os órgãos públicos envolvidos no processo educacional regional para compor o panorama nacional.
“Estamos muito felizes com a repercussão do evento, tanto que tivemos que encerrar as inscrições que atingiram mais de 200 inscritos, portanto, esperamos sensibilizar as pessoas com relação a importância da temática para o nosso território”, afirmou Maria Auxiliadora.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
QUINTA 1º dia – 7/11/19
MANHÃ
8h às 9h – Credenciamento.
9h às 9h30 – Apresentação Cultural
9h30 às 10h20 – MESA DE ABERTURA
10h30 às 11h30 – Conferência de Abertura
Tema: A EDUCAÇÃO CARCERÁRIA E PROJETOS DE SOCIEDADE
Conferencista: Prof.ª Dr.ª Elenice Maria Cammarosano Onofre (UFSCAR)
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Maria Auxiliadora Maués de Lima Araujo (UEPA)
12h às 14h30 - INTERVALO PARA ALMOÇO
TARDE
14h30 às 18h – MESA REDONDA 01
TEMA: Um panorama da educação nas prisões do Estado do Pará nos últimos dez anos.
01 – O histórico da Educação em prisões no Pará (14h40 às 15h20) Prof. Esp. José Amarildo Pantoja
02 – A gestão da educação nas prisões (15h20 às 16h) Profª. Esp. Wannice Camila Bandeira da Silva
03 – As Práticas Pedagógicas na Educação Carcerária (16h às 16h40) Prof.ª Me. Semille Pantoja Melo
DEBATES: 17h às 18h Coordenador: Prof. Dr. Sérgio Bandeira do Nascimento
Apresentação Cultural – 18h às 18h30
SEXTA 2º dia – 8/11/2019
MANHÃ
08h30 às 12h – MESA REDONDA 02
TEMA: A Educação Carcerária na Amazônia: o que revelam as falas de professores
01 – A implantação da escola Roberto Carlos Nunes Barroso (8h30 às 9h10) Prof.ª Esp. Idajane Monte Verde Silva
02 – O currículo da escola na prisão (9h10 às 9h50) Prof.ª Me. Diana Helena Alves Muniz
03 – O Projeto Político Pedagógico (9h50 às 10h30) Prof.ª Esp. Ieda Cristina Farias Seawright.
DEBATES: 11h10 às 12h
Coordenadora: Prof.ª Me. Semille Pantoja Melo
12h às 14h30 – INTERVALO PARA ALMOÇO
TARDE
PAINEL INTEGRADO (14h30 às 17h)
TEMA: Universidade, espaço de educação carcerária – rede de integração sobre Práticas Inovadoras na Educação carcerária.
A voz de professores e estudantes:
Arte Educação - Profª Esp. Janette de Jesus Souza Oliveira - 14h30 às 15h.
A Leitura que Liberta - Patrícia Moraes Costa Dias (Coordenadora do projeto Leitura que liberta/ SEDUC/ SUSIPE/ Defensoria pública) - 15h às 15h30
O Xadrez em Xeque - Prof. Esp. José Wilson Coelho Junior - 15h30 às 16h.
A Voz de Estudantes - Fábio Nunes Oliveira; Paulo Sérgio Calixto - 16h às 16h30.
DEBATES: 16h30 às 17h.
Coordenadora: Prof.ª Me. Diana Helena Alves Muniz 17h às 18h – CONSTRUÇÃO MONÇÃO – Indicativos para órgãos e REDE NACIONAL.
Texto e fotos: Daniel Leite Jr