Seminário discute pesquisas com plantas da amazônia

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 18/11/2016 - 17:10

Nesta segunda-feira, 21 de novembro, o Herbário professora doutora Marlene Freitas da Silva da Universidade do Estado do Pará(Uepa), com apoio da Pró-Reitoria de Extesão(Proex), realiza o Seminário Científico de Cooperação Luso-Brasileira Sociobiodiversidade, Biotecnologia e Inovação em Saúde. O evento ocorrerá no Auditório Paulo Cavalcante, localizado no Campus de Pesquisa do Museu Emilio Goeldi, com início às 8h30. Os interessados em participar podem se inscrever no local ou pelo e-mail herbario.mfs@gmail.com

O Seminário tem por objetivo reunir pesquisadores para estabelecer uma rede de cooperação com a Universidade de Coimbra em Portugal e outras universidades do Brasil, unindo esforços para intensificar a pesquisa em plantas com potencial para produção de fármacos.

O evento é realizado juntamente com a Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal/Bionorte. Um dos destaques da programação é a participação da doutora Maria da Graça Campos, membro da Organização Mundial de Saúde(OMS) e da International Regulatory Cooperation for Herbal Medicines (IRCH).

Doutora Maria é professora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas e tradicionais da Europa. A pesquisadora vem apresentar o Observatório de Interação planta-medicamentos (OIPM), que possui ações na Europa, Asia e África. Uma das possibilidades é trazer as atividades do OIPM para a Uepa.

A coordenadora do Herbário, professora Flávia Lucas e o professor Seidel Santos, um dos organizadores do evento, compartilham da mesma ideia de que esta é a oportunidade de direcionar as pesquisas com biodiversidade amazônica trazendo aspectos da inovação em saúde e biotecnologia, além de discutir acesso ao patrimônio genético e principalmente gerar informaçãoes seguras sobre o uso de plantas para as populações amazônicas.

Texto: Seidel Santos com edição de Renata Paes