Trajetórias afetivo-sexuais na adolescência e violência contra a mulher são os temas propostos para o Seminário promovido pelo grupo de pesquisa Gênero, Sexualidade, Educação e Gerações (Genseg)
Violência contra a mulher, respeito ao ser humano e prostituição de luxo são alguns dos temas que norteiam o 1º seminário promovido pelo grupo de pesquisa Gênero, Sexualidade, Educação e Gerações (Genseg) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento será realizado no período de 23 e 24 de março, na sala de recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).
O grupo Genseg surgiu no ano de 2014, a partir da necessidade de discutir temas como sexualidade e educação nas instituições e na sociedade. Segundo a professora da Uepa e coordenadora do Grupo, Lana Cláudia Macedo, a discussão de temas voltados à sexualidade é nova na universidade. “Nós precisamos levar ao público as diversas interfaces do assunto. As pessoas pensam que gênero se refere somente à mulher e não é assim. Quando você fala em gênero você está discutindo as diversas possibilidades de masculinidade e feminilidade, o assunto muito mais amplo”, destaca.
No evento serão realizadas palestras com diferentes temas, entre eles, estudos de gênero; infância e educação: um campo em construção; trajetórias afetivo-sexuais na adolescência: gênero, reprodução, família e afetividade no contexto da vida escolar; violência contra a mulher com um estudo de caso na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Belém. A programação do evento conta também com apresentações de trabalhos científicos dos bolsistas vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).
Serviço: O 1º Seminário do Genseg ocorre no período de 23 e 24 de março na Sala de Recitais Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na Rua Djalma Dutra, bairro Telégrafo.
Texto: Alberto Dergan
Foto: Thiago AraújoAGÊNCIA PARÁ