Para falar do cenário político atual e histórico brasileiro a partir da segunda metade do Século XX, sobretudo na década de 70, que passou a ter maior repercussão nacional devido aos movimentos populares, o Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Cidadania na Amazônia (GMSECA) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove nesta sexta-feira, 11 de dezembro, de 9h as 17h30, no Auditório Paulo Freire, localizado no campus I, o Seminário Estado, Igreja, Partidos Políticos e Movimentos Sociais no Brasil.
Doutores em História Social, Ciência Política e mestres em Ciência da Religião da Uepa e da Universidade Federal do Pará (UFPA) estarão a frente dos debates. Eles irão contextualizar a atuação que o estado, a igreja, os partidos políticos e os movimentos sociais têm exercido no Brasil. O evento é aberto a professores, estudantes, técnicos, entidades da sociedade civil e comunidade em geral. A participação é gratuita e dá direito a certificação.
A líder do GMSECA, professora Maria Marize Duarte, destaca que a repercussão de um possível impeachment da presidente Dilma Rousseff é um exemplo do momento conturbado que o país passa. Daí a necessidade de se discutir os temas abordados no Seminário.
“Nós estamos vivendo uma conjuntura diversa, caracterizada pela concentração dos conservadores. Como é o atual estado de direito? Trouxemos a igreja para discutir conosco porque tem tido um papel fundamental na mobilização da história do Brasil. Há momentos que a igreja se posiciona ao lado das classes oprimidas e em outros momentos ao lado das tidas como detentoras do meio de produção”, destaca.
SERVIÇO
Seminário Estado, Igreja, Partidos Políticos e Movimentos Sociais no Brasil
9h as 17h30
Auditório Paulo Freire – Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) – travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo.
Texto: Renata Paes
Foto: Divulgação