O Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) realizou na manhã desta terça-feira, 19 de novembro, solenidade alusiva à comemoração do 20º aniversário da Instituição. Houve a premiação de servidores integrantes do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Pará, que contribuíram de forma decisiva e relevante na prestação de serviços ao IESP. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) esteve representada pelo vice-reitor, Clay Chagas, e pelo diretor de Controle Acadêmico, Manoel Delmo de Oliveira, escolhido para receber a homenagem.
O evento contou com uma mesa composta por autoridades civis e militares. “A integração entre os órgãos é o caminho para reduzirmos ainda mais os índices de violência, além da interlocução que o IESP propõe nos processos de formação dos agentes e servidores do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social”, comentou o diretor do IESP, Antonio Bentes da Silva.
A manhã foi marcada pela distribuição de medalhas do Mérito de Ensino Integrado de Segurança 2019, aos seguintes servidores estaduais: secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Fialho Machado; secretário de Estado de Articulação e Cidadania, Ricardo Brisolla Balestreri; comandante Geral da Polícia Militar do Pará (PMPA), José Dilson de Sousa Júnior; comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPA),Hayman Apolo Gomes de Sousa; delegado Geral da Polícia Civil, Alberto Henrique Teixeira Barros; presidente do Conselho Estadual de Educação, Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo; diretor de Controle Acadêmico da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ricardo dos Santos Caçapietra; e diretor de Controle Acadêmico da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Manoel Delmo Silva De Oliveira.
"A honraria é fruto de um trabalho que a Uepa vem realizando há muitos anos junto à polícia e ao IESP, além de a Universidade estar ocupando assento no Conselho Estadual de Educação, junto ao fato de eu ter sido presidente da Câmara de Educação Superior, assim como também por nós, lá no Controle Acadêmico, sermos pouco burocratas e estejamos sempre procurando resolver os problemas, sejam internos ou externos, da melhor maneira possível, ou seja, a medalha é resultado da convergência de diversos fatores”, afirmou o diretor de Controle Acadêmico da Universidade do Estado (Uepa), Manoel Delmo de Oliveira, sobre o recebimento da medalha de Mérito de Ensino Integrado de Segurança 2019.
A programação ainda contou com a entrega de diplomas do “Amigo do Instituto IESP” para servidores estaduais e autoridades civis e militares, além de idosos do programa TerPaz, do Governo do Estado do Pará, que participaram do projeto social “Reviver”, do IESP.
Sobre o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP)
Há 20 anos o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) desenvolve diversas atividades voltadas ao ensino, pesquisa e treinamento profissional continuado aos servidores do Sistema de Segurança Pública do Estado, atuando de forma integrada com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), juntamente com a Polícia Militar do Pará (PMPA), Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), Polícia Civil do Pará (PCPA), Superintendência do Sistema Penitenciária (Susipe), Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.
As principais atividades desenvolvidas pelo IESP são os cursos de Bacharelado em Defesa Social e Cidadania, dirigido pela Academia de Policia Militar, e Bacharelado em Gestão de Riscos Coletivos, dirigido pela Academia de Bombeiro Militar. Além disso, há a pós-graduação em Aperfeiçoamento de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, Aperfeiçoamento de Polícia Militar, e Investigação Policial Moderna, sob-responsabilidade da Coordenadoria de Ensino Superior. Além de cursos de autodefesa voltados aos servidores do Sistema de Segurança Pública (Técnicas de Algemação, Defesa Pessoal Policial e Manuseio com o Bastão de Tonfa Básico), desenvolvidos pela Coordenadoria de Ensino Profissional, e também cursos voltados para área pedagógica e docência nas edições Ensino à Distância (Ead) e presenciais.
Texto/fotos: Daniel Leite Jr