Servidor Uepa comemora seu dia com saúde e alegria

Enviado por Fernanda Martins em Seg, 24/10/2016 - 10:12

O último sábado, 22, foi de confraternização para os servidores da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Dezenas de funcionários compareceram ao campus Educação Física para comemorar mais um Dia do Servidor. A festa, organizada pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), teve um sentido mais amplo: a conscientização sobre a prevenção do câncer, tanto para homens quanto para mulheres, com alusão ao Outubro Rose e o Novembro Azul. Atividades como caminhadas, uma partida de futebol e diversos atendimentos de saúde foram disponibilizados para os servidores e seus familiares. O encontrou culminou com feijoada à vontade para todos.

A pista de atletismo foi palco da primeira atividade alusiva ao Dia do Servidor. Por volta das 9h, servidores de todas as idades realizaram uma caminhada. Enquanto uns se sentiram mais à vontade para uma corrida leve, grande parte preferiu manter o passo tranquilo, em um trabalho mais leve. Servidor público desde março deste ano, Jefferson Sousa, de 37 anos, apreciou bastante a ação. “Eu vim do setor privado, onde não há essa preocupação com o bem estar do funcionário. As coisas funcionam de forma muito diferente na Uepa. Nós sentimos essa preocupação da Instituição na nossa saúde física e emocional, pois há a compreensão de que um funcionário feliz rende mais no trabalho”, opinou.

Em seguida o campo foi tomado por uma das partes mais esperadas do evento: o confronto entre as seleções do Remo e Paysandu, no clássico RexPa uepano. E se o Clube do Remo vem deixando a desejar nos campeonatos oficiais de futebol, a seleção de servidores remistas massacrou os bicolores com o elástico placar de 7 x 3, para felicidade do vice-reitor da Uepa e remista de coração, professor Rubens Cardoso, que assistiu a partida na beira do gramado e fez questão de entregar o troféu de campeão 2016 para os azulinos. Aos bicolores, restou apenas a encarnação dos colegas. Também novo na Uepa, Marlon Marques, de 28 anos, defendeu a camisa do Leão Azul no jogo e comemorou duplamente. “Hoje eu sinto que tenho qualidade de vida. Acho que esse cuidado só nos motiva a ser funcionários melhores”, resumiu.

Durante toda a manhã, uma equipe de estudantes do curso de Enfermagem, coordenados pela professora Cleide Fonseca. Foram feitos cerca de 50 atendimentos, entre medição de pressão e coleta de material para exame preventivo ginecológico, além de orientações sobre o câncer de mama e de próstata. “Trabalhamos como voluntárias no programa de Qualidade de Vida do Servidor, promovido pelo DGP. Em eventos como este, é mais fácil ter a atenção do servidor, pois é um momento de descontração. Logo, aproveitamos para melhor atende-los”, contou a estudante Camila Leão, de 26 anos.

Em seu discurso, o reitor da Uepa, professor Juarez Quaresma, fez questão de agradecer ao empenho de todos. “Estou chegando ao fim do mandato e nada do que foi feito teria sido possível sem a colaboração e o esforço de vocês. Para nós é muito importante enquanto gestão promover momentos como este, que é tanto divertimento quanto conscientização”, disse. A titular da DGP, Gilvânia Sirotheau, reforçou a mensagem. “O servidor precisa que a Instituição proporcione estímulo para práticas saudáveis, que acompanhe sua saúde. Por isso temos o programa de Qualidade de Vida. O momento não é só confraternização, o sentido do Dia do Servidor é muito maior”, observou. Na hora do almoço, todos se reuniram no salão para compartilhar de uma saborosa feijoada. Pelo restante do dia, todas as dependências do campus, incluindo as piscinas, foram liberadas para uso dos servidores.

 

Texto e fotos: Fernanda Martins