Setec dá opção sustentável para móveis usados

Enviado por Fernanda Martins em Sex, 03/06/2016 - 12:18

Sabe aquela mesa de madeira já desbotada pela ação do tempo? Ou a cadeira com o tecido de cobertura rasgado ou manchado? O destino destas peças não precisa ser o lixo. Para incentivar a sustentabilidade, a V Semana de Tecnologia (Setec) do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) trouxe para os alunos a oficina Reaproveitamento de Móveis Usados, realizada pelos estudantes do curso de Design da Instituição. Nas reformas, os futuros profissionais levam em conta não apenas a estética do móvel, mas o ambiente e o tipo de uso que ele terá.

A queda no custo de produção de móveis e as melhorias na economia ocorridas nas últimas décadas fez com que as pessoas desenvolvessem o hábito de descartar o que está velho e simplesmente adquirir um item novo. Porém, em tempos de crise econômica, a atitude sustentável e ecologicamente correta de dar cara nova aos móveis usados pode ser mais atraente. “A gente busca aqui mostrar para eles, que terão uma atuação profissional nessa área, a importância da sustentabilidade. Os móveis usados não são lixo e podem ter uma vida útil extensa se passarem por algumas reformas. Inclusive, podem se tornar peças valiosas, dependendo do trabalho aplicado pelo reformador”, observou o ministrante da oficina, Rosivan Matos.

Para os trabalhos do grupo, foram selecionados móveis utilizados nos Centros Acadêmicos de diversos cursos do campus. Organizados em grupos e com a missão de dar nova identidade a banquetas, mesas, cadeiras e bancos, a primeira atividade dos alunos foi no papel. “Vamos desenhar algumas propostas de intervenções para cada móvel. Pra podermos desenvolver as ideias, levamos em conta onde eles serão usados. Por exemplo, os móveis do CA de Design serão diferentes dos de Engenharia Ambiental”, explicou a estudante do 1º ano de Design e participante da oficina, Yorrana Teixeira, de 18 anos.

Ao longo do dia, cada um dos móveis foi ganhando retoques de cor, verniz e polimentos. Os estudantes aproveitaram para adquirir conhecimento prático sobre diversas técnicas de marcenaria e pintura, que poderão utilizar em sua atuação profissional. “Incluímos essa oficina na Setec para alertar os alunos sobre as possibilidades sustentáveis. Além de aprenderem ou reverem assuntos já tratados em sala de aula, deixamos um legado para o curso com a reforma destes móveis. O contato com a prática é sempre bem-vindo”, definiu o estudante de Design e um dos organizadores da Setec, Aryel Ramos.

Veja mais fotos da oficina no link: https://www.flickr.com/photos/biuepa/albums/72157669162367085

Texto: Fernanda Martins

Fotos: Nailana Thiely