Setembro Amarelo: auxílio psicológico aos estudantes

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 25/09/2017 - 18:51
Neste mês de Setembro, dedicado à prevenção ao suicídio, a Assessoria de Comunicação (Ascom) produziu a Série Setembro Amarelo, com matérias especiais sobre o assunto. A terceira e última reportagem aborda os serviços de apoio psicológico e pedagógico aos estudantes.
 
O Serviço de Apoio Psicológico e Pedagógico (SAPP) atua na promoção da escuta psicológica e na orientação pedagógica junto aos acadêmicos do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). O Serviço faz o acompanhamento de jovens e, de acordo com o quadro mental, encaminha o paciente para uma avaliação psiquiátrica no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Em ocasiões relacionadas ao ato do suicídio, o SAPP realiza uma intervenção profissional na sala onde a pessoa estuda e faz orientação junto à coordenação pedagógica do curso.
 
A coordenadora do SAPP, a psicóloga Oneli Gonçalves, diz que o objetivo da instituição é fazer com que o aluno passe pela universidade da forma mais tranquila possível. “Por isso, é importante esclarecer que se uma pessoa tentou se suicidar, ela pode fazer um acompanhamento adequado, tratar esse problema, seja por medicação ou por psicoterapia, e posteriormente levar uma vida normal. O ato para a tentativa de suicídio pode ser uma saída para um momento especifico da vida de uma pessoa e isso pode ser resolvido”, afirma.
 
O SAPP também vem atuando junto aos campi localizados fora de Belém. Ação pretende focar nos jovens que estudam em um determinado campus, mas moram em outra cidade. Esse grupo, geralmente pessoas jovens demais, entram na universidade e assumem responsabilidades que podem ocasionar certa insegurança, ansiedade e medo. Então, está sendo organizado um programa que possa inserir esses estudantes em alguma atividade da comunidade, de forma a integrá-los em ações envolvendo universidade e cidade local. 
 
 
O SAPP vem promovendo ao longo do ano uma série de palestras com o tema Suicídio: informação para prevenir, visando conscientizar sobre a prevenção do suicídio. “Devemos ficar sempre em alerta para esse quadro de constante entristecimento que incapacita o sujeito de continuar a vida comum dele, como namorar, sair, conversar e se divertir. A recomendação, nesses casos, é sempre buscar um profissional”, reforça a psicanalista Oneli Gonçalves.
 
ONDE PROCURAR AJUDA
 
- Serviço de Apoio Psicológico e Pedagógico (SAPP)
Local: Bloco I (Térreo), do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE);
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h, de segunda a sexta-feira;
Telefone: (91) 988243324;
 
- Centro de Valorização da Vida (CVV)
Local: Condomínio do Edifício Infante de Sagres, sala 404, rua Senador Manoel Barata, 718, Comércio;
Telefone: 141 / 3223-0074
 
Texto: Marcus Passos
Foto: Nailana Thiely