No intuito de auxiliar a prevenção ao suicício, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) oferece ao corpo universitário serviços especializados de atendimento às pessoas afligidas por problemas emocionais. São eles: o Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) e o Núcleo de Apoio ao Servidor (NAS).
Para o coordenador do NAE, professor Afonso Delgado, as instituições de ensino precisam conversar com os alunos, buscar saber quais problemas os afetam. “Os jovens recebem vários tipos de pressão. A pressão por ser jovem, que implica na aparência física, na popularidade. A pressão que vem do mercado profissional e, principalmente, a pressão da universidade. Nesse caso específico, a troca da dinâmica do Ensino Médio pela da universidade traz ao jovem certa dificuldade em lidar com essa transição. Então, precisamos saber quais são suas demandas para diminuir essa carga emocional”, explica.
Por meio do Programa de Apoio Biopsicossocial, o NAE vem realizando junto aos estudantes Jornadas de Debates. O objetivo é problematizar temas que podem ser motivadores de um estado psicopatológico, como o suicídio. Nesses encontros, os jovens podem ser ouvidos e conhecer melhor sobre determinado assunto e, caso precisem, utilizar os serviços psicológicos oferecidos pelo Estado. A próxima jornada sobre o tema suicídio será no dia 26 de setembro, de 14h as 17h, na Sala de Recitais, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).
Iniciado em 2012, o Núcleo de Apoio ao Servidor (NAS) é um serviço especializado no atendimento psicossocial dos servidores da Uepa, seja de vínculo temporário, efetivo ou serviço prestado. Atuando em ações no campo da saúde mental, o Núcleo atende e encaminha os pacientes de acordo com o quadro apresentado. “Nós trabalhamos escutando, acolhendo e encaminhando para tratamento médico e psiquiátrico. Há atendimentos pontuais, mas existe casos de pessoas que estão sendo atendidas há três anos, justamente porque elas precisam desse acompanhamento psicológico”, salienta a coordenadora Anaclan Silva.
Na maioria dos atendimentos é o próprio servidor que busca ajuda. Após esse primeiro contato, alguns casos precisam ter acompanhamento hospitalar e familiar, para auxiliar no processo de recuperação psicológica. Anaclan explica que às vezes a família não entende o quadro psicológico do paciente. Então, o Núcleo é acionado para explicar para os familiares a complexidade do problema que estão ligados à comportamentos e sentimentos.
Em ocasião da campanha nacional do Setembro Amarelo, o NAS promoverá no dia 20 desse mês, às 9h, o encontro “Suicídio e prevenção: uma tarefa para todos nós”. O evento visa debater o tema do suicídio e possibilitar um canal de abertura para que as pessoas possam falar sobre o assunto. “Espero que seja um momento proveitoso para o debate e para a colocação de posicionamentos. É uma ocasião para as pessoas se expressarem e terem visibilidade de fala. Os jovens poderão perceber que alguns de seus sentimentos também podem estar sendo vivenciados por outras pessoas”, reforça Anaclan Silva.
SERVIÇO
- Núcleo de Assistência Estudantil (NAE)
Local: Reitoria, na rua do Una, nº 156, no bairro do Telégrafo;
Horário: 8h – 16h
Telefone: 3299-2247
E-mail: naeuepa@gmail.com
Próxima ação: 26 de setembro, com o tema “O amargo e o silencioso no casulo da juventude: tristeza, tédio, depressão e suicídio na sociedade contemporânea”, de 14h as 17h, na sala de Recitais, do CCSE.
- Núcleo de Apoio ao Servidor (NAS)
Local: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Bloco B, 2º andar (última sala à direita)
Horário: 8h às 14h
Telefone: 3131-1764
E-mail: nas.uepa@gmail.com
Próxima ação: 20 de setembro, com o tema “Suicídio e prevenção: uma tarefa para todos nós”, às 9h, no auditório do Laboratório de Cirurgia Experimental do CCBS.
Texto: Marcus Passos
Foto: Nailana Thiely