Setembro Amarelo tem como foco a Prevenção do Suicídio

Enviado por Viviane em Ter, 17/09/2019 - 14:39

No mês de setembro é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, conhecida como “Setembro Amarelo”. Foi criada no ano de 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Sendo assim, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinares sobre Formação e Práticas em Saúde, realiza no dia 18 de setembro, às 18h, o evento  Suicídio: Um Desafio no Cotidiano Profissional, no auditório do Hospital de Clínicas Gaspar Viana, localizado na travessa Alferes Costa, no bairro da Pedreira, em Belém.

O objetivo do evento é fornecer conhecimento teórico aos futuros profissionais da saúde a respeito da prevenção e do enfrentamento ao suicídio, para debater sobre o tema no cenário da saúde e descrever os fatores de risco, além de orientar sobre a importância das medidas de prevenção do suicídio, apresentar os manuais de orientação disponíveis em território nacional e discutir as dificuldades e perspectivas para a temática do Brasil. “O evento é fruto do grupo de pesquisa do curso de medicina e estão desenvolvendo um projeto com a temática do suicídio. A importância do projeto é aderir aos eventos que são realizados nacionalmente e que visam debater a problemática do suicídio, hoje considerada um problema de saúde pública, os índices são alarmantes, por isso temos que refletir a importância das possibilidades de prevenção”, contou a professora Ana Cristina Vidigal.

O evento é destinado aos acadêmicos e residentes da área da saúde, vinculados às ligas acadêmicas, atléticas e demais campos de representação estudantil.

A programação do evento contará com a conferência Suicídio: Uma epidemia na contemporaneidade? Aspectos históricos, sociodemográficos, jurídico e impacto na saúde coletiva e mesas-redondas: Suicídio – Como prevenir e intervir?;  A abordagem clínica e o cenário das políticas públicas; Saúde mental: prevenção e suporte familiar e CVV: compartilhando experiências em defesa da vida.

As inscrições devem ser por meio de transferência bancária no valor de R$ 10, individual, e R$ 40 para grupos de até cinco pessoas. Após esta etapa, o interessado deve enviar e-mail com o comprovante e nome completo para eventosuicidio@gmail.com.

Serviço:

Suicídio: Um Desafio no Cotidiano Profissional

Data: 18 de setembro de 2019

Hora: 18h

Endereço: Auditório do Hospital das Clínicas gaspar Viana, localizado na Travessa Alferes Costa, no bairro da Pedreira, em Belém.

Texto: Viviane Nogueira
Foto: Reprodução FHCGV