SIGA ficará indisponível para acesso de 19 de junho a 7 de julho

Enviado por Ize Sena em Seg, 24/06/2019 - 15:25

Tags

A partir desta quarta-feira, 19 de junho, até o dia 7 de julho, o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) ficará indisponível para acesso. A medida visa a migração de dados e a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), na Universidade do Estado do Pará (Uepa). Entre os benefícios do novo Sistema está a emissão de documentos com autenticação digital.

Nesse período, os links siga.uepa.br/siga, siga.uepa.br/sigadocente e siga.uepa.br/sigaluno não poderão ser acessados. Alunos interessados em saber notas, registros e outras consultas devem se dirigir aos Centros de Registros e Controle Acadêmicos (CRCAs) dos campi e às coordenações dos cursos. O mesmo vale para a emissão de documentos acadêmicos, entre eles, históricos, ficha individual de alunos, comprovantes, entre outros. Também não poderá ser feita a formalização das matrículas de novos alunos de graduação ou pós-graduação e registros de lotação docente.

Após o período de mudanças, todas as ações acadêmicas serão realizadas no SIGAA, que será implantado em duas etapas. A primeira, no dia 8 de julho, com o sistema online destinado aos alunos de graduação. Já a segunda etapa será executada em agosto. Neste mês está prevista a migração dos dados e o retorno do sistema para a pós-graduação. Para que alunos e professores tenham acesso ao novo Sistema será necessário fazer um auto cadastro, cujas instruções estarão descritas no ambiente virtual.

“A implantação do SIGAA vai ser um processo de adaptação para a Uepa. Podem existir algumas inconsistências a serem corrigidas durante o retorno do Sistema. Esperamos que essa estabilidade e os benefícios do Sistema ocorram ainda no segundo semestre de 2019. É um grande avanço para a Universidade, pois estamos com um sistema maduro e testado em centenas de Instituições no Brasil e no exterior”, afirmou o titular da Diretoria de Serviços de Processamento de Dados, Ítalo Di Paolo.

O novo Sistema é fruto de um contrato entre a Universidade e a empresa ESIG, licenciada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), de Natal, no Rio Grande do Norte. Além do SIGAA já está implantado na Uepa o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). Todos esses processos dão uma nova perspectiva para a Uepa, no sentido de abolir o uso do papel e assumir as diretrizes de preservação do meio ambiente, um dos propósitos do Programa Uepa Ambiental, além de oferecer mais recursos gerenciais à Universidade, ao estimular novas práticas na evolução acadêmica para discentes, docentes e servidores da Instituição.

Mais informações e dúvidas: suporte@uepa.br ou dca@uepa.br.

Texto: Ize Sena
Foto: Nailana Thiely