Simpósio de Ciências Ambientais ocorre até amanhã (30), no CCNT

Enviado por Dayane Baía em Qui, 29/11/2018 - 16:12

O Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) sedia até amanhã, 30 de novembro, o VII Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia. O evento é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e reúne estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores e é aberto à comunidade.

Durante os três dias de programação estão sendo apresentados mais de 170 trabalhos científicos, entre resumos e pôsters, além da realização de palestras, painéis e mesas redondas. De acordo com a organização foram recebidas mais de 600 inscrições. Interessados ainda podem participar da agenda, se inscrevendo presencialmente como ouvintes no CCNT, localizado na travessa Enéas Pinheiro.

A abertura, ocorrida ontem no fim da tarde, contou com a mesa composta pelo coordenador do PPGCA, Altem Pontes; da diretora do CCNT, Eliane Coutinho; e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Renato Teixeira. Na ocasião, a plateia pode conhecer a história do Simpósio que está muito ligada à trajetória dos estudos de ciências na Uepa e ao PPGCA.

“Em 2008, quando começamos o projeto para implantação do mestrado, decidimos também realizar um simpósio sobre os estudos em ciências, considerando as licenciaturas que desenvolvíamos no Centro de Ciências Sociais e Educação. Ele foi a base do que temos hoje. Em 2011, quando o PPGCA passou a funcionar, realizamos um evento interdisciplinar e no ano seguinte ele passou a ter a configuração atual”, lembrou Altem Pontes.

Para chegar à sétima edição, a organização composta por alunos do mestrado e da graduação em engenharia ambiental, dispõe do apoio da gestão do CCNT. “O evento começa a ser planejado com um ano de antecedência e é fruto de muito esforço. Por isso, as aulas do Centro foram suspensas para que todos possam enriquecer seus conhecimentos durante a programação”, elogiou a diretora Eliane Coutinho.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Renato Teixeira, enfatizou a importância das ciências ambientais, principalmente no momento atual, e na região amazônica, em que se faz tão necessário colocar em prática o que se estuda na academia. “É preciso explorar de forma sustentável, para que a floresta em pé não seja substituída pelas fazendas de gado e pela ação dos exploradores de minérios. É também necessário olhar o meio ambiente nas áreas urbanas que estão com lixo nas ruas, atraindo doenças e causando enchentes, além do impacto visual”, afirmou.

Durante o evento foram compartilhados também os projetos futuros do PPGCA, que inclui a oferta de turma de mestrado em Marabá, numa proposta de interiorização da pós-graduação. Além disso, o programa faz ajustes para submeter novamente o projeto de doutorado na área, à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) .

Após a abertura foi iniciada a mesa redonda “O papel da Universidade no Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”. Participaram todos os professores do PPGCA que explicaram a sua trajetória acadêmica e as áreas de atuação. Um momento oportuno para os futuros candidatos à seleção do mestrado que oferta 16 vagas e cujas inscrições vão até o dia 07 de dezembro.

Para saber mais sobre a programação acesse o site do evento.

Texto: Dayane Baía

Fotos: Nailana Thiely