O VI Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia encerra hoje, 1º de novembro, as inscrições para os nove minicursos e três oficinas. Os inscritos até às 23h59 terão a oportunidade de enviar trabalhos até o dia 6 de novembro, exclusivamente pelo site do Simpósio.
O Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), campus V da Universidade do Estado do Pará (Uepa), será sede da programação entre 29 de novembro a 1 de dezembro. Para participar dos minicursos e/ou oficinas, os interessados precisam se inscrever primeiramente no Simpósio. O evento é gratuito e aberto ao público interessado nas temáticas da Região Amazônica.
Cada participante pode escolher dois minicursos ou duas oficinas. Apenas a total freqüência garantirá a certificação com 4h de carga horária.
Despertar o olhar crítico sobre o meio ambiente e a sociedade é a finalidade do minicurso Educação Ambiental Crítica – Princípios e Práticas. Para quem tem dificuldade com a escrita acadêmica de artigos, o Simpósio oferece o minicurso Redação para Artigos Científicos.
No ciclo de oficinas, a professora doutora Priscila Sanjuan de Medeiros irá ensinar o passo a passo de como preencher o Currículo Lattes corretamente, visto que a plataforma é a identidade profissional do pesquisador, professor e acadêmico. “Vamos mostrar os principais pontos avaliados do Currículo, as formas corretas de inserir as capacitações. A idéia é que seja um minicurso prático. Ainda há dificuldade de alunos e professores já inseridos nas instituições em preencher o Lattes. O Currículo precisa estar sempre atualizado”, enfatiza ela.
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Para quem aprecia divulgar as produções acadêmicas, o Simpósio recebe resumos e trabalhos completos, em mais de 60 áreas de conhecimento, até 6 de novembro. Cada participante poderá submeter um resumo ou trabalho. Até o momento, cerca de 300 trabalhos já foram submetidos. Eles serão avaliados por uma banca.
Assim como nos minicursos e oficinas, os interessados em submeter publicações, precisam inicialmente se inscrever no Simpósio e após a inscrição, enviar o arquivo para o e-mail visimposio2017@gmail.com. Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do evento, que conterá um código numérico de identificação de títulos de publicações (ISSN), assim como terão suas produções acadêmicas disponibilizadas no site do Simpósio.
TEMÁTICA
Este ano, o tema central da programação é Perspectivas e inovações para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Amazônia. Foram convidados para os debates uma série de pesquisadores que falarão sobre ‘’Desenvolvimento Sustentável na Amazônia’’; ‘’Comunicação e Políticas Públicas para Povos Indígenas’’; Consumo e Geração de Resíduos na Amazônia’’.
Para alertar a população sobre quais interferências nas mudanças climáticas pode haver se os 6,9 milhões de km² da Floresta Amazônica continuarem a ser desmatados, o Simpósio traz o painel A floresta amazônica e seu papel nas mudanças climáticas. Já que o Brasil desenvolveu um modelo econômico dependente de grandes hidrelétricas, mineração e agricultura, também haverá um painel com pesquisadores que discutirão sobre os Grandes Empreendimentos na Amazônia.
A doutora em Direitos Humanos e Meio Ambiente, Syglea Lopes, trará para debate a importância da relação harmônica entre direito, política e gestão. Relação essa muitas vezes rompida. Ela usará como exemplo o caso do Aterro Sanitário Revita, em Marituba, Região Metropolitana de Belém. “Os direitos do cidadão são altamente violados nesse caso. Aí está à importância do público conhecer o que a lei diz. Fechar uma via pública não é permitido pela constituição, mas só a partir do movimento que fecha a rua, que os moradores fizeram, foi que a sociedade teve chamada a atenção para vir à luta”, ressalta.
O Simpósio é um evento anual promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Uepa. O coordenador do PPGCA, professor Altem Pontes, reforça a importância das discussões para a Amazônia. “Tudo que é feito na Amazônia tem como justificativa a geração de renda para o país e a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. Mas é ao contrário, a Amazônia é uma espécie de ‘colônia’ de exploração do Brasil e aqui só ficam os impactos ambientais, os conflitos socioambientais e a miséria para a imensa maioria da população”.
SERVIÇO
VI Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia
Data: 29 de novembro a 1 de dezembro
Local: Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) - Travessa Enéas Pinheiro, 2626, Marco, Belém.
Inscrições nos Minicursos e Oficinas: 1º de novembro
Submissão de Trabalhos: até 6 de novembro
Inscrições no Simpósio: até 1º de novembro
Site para inscrições: https://paginas.uepa.br/pcambientais/simposio/index.html
Texto: Renata Paes
Fotos: Nailana Thiely