Socid realiza conferência para comemorar 10 anos

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 07/11/2017 - 17:56

O grupo de pesquisa Sociedade, Ciência e Ideologia (Socid) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promoveu nesta terça-feira, 7, uma conferência científica em comemoração aos seus 10 anos institucionalizados na Universidade. O objetivo do evento foi construir um debate a respeito do tema Política e Democracia: Atualidade do Pensamento Castoriádis e homenagear o filósofo francês Cornelius Castoriádis, pela vigésimo ano de morte.

A programação ocorreu na sala de recitais, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). A palestra inicial foi ministrada por Mirtes Mirian Amorim, doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (Usp), que promoveu um debate sobre o tema central do evento, explorando as políticas de Castoriádis . “Vamos falar sobre filosofia e não de ciência, é importante fazer essa distinção, já que a nossa área é da filosofia, é o horizonte onde o filósofo se coloca. Política e Democracia são o que vivenciamos todo dia, bem ou mal é um assunto que devemos ter conhecimento”,  afirmou ela.

A vice-líder do Socid, professora Lúcia Melo, explicou as ações do grupo durante esses dez anos de funcionamento. “Iniciamos as nossas atividades em 2004, mas após três anos fizemos a institucionalização. Já elaboramos projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e Trabalhamos com a comunidade acadêmica, em geral. Então foram inúmeras pesquisas realizadas que o grupo se orgulha de estar em pleno funcionamento até hoje e sempre disposto a ajudar principalmente os acadêmicos das Ciências Sociais” disse ela.

Denise Rodrigues Simões, líder e uma das fundadoras do Socid, agradeceu por todo o apoio da Instituição nesses dez anos de existência. “Nosso evento foi organizado em pouco tempo e tive ajuda de vários departamentos, meu agradecimento especial vai a todos que contribuíram de alguma forma para que acontecesse. Castoriádis tem uma obra incrível e poder homenageá-lo nesse dia tão importante pra gente é emocionante” disse.

Foram vendidos livros de Castoriádis no evento, a homenagem ao filósofo demonstra que sua obra evidencia a importância do legado multifacetado, que inspira pesquisadores do Socid.

Texto: Rachel Oliveira

Foto: Nailana Thiely