Talk show com jovens empresários abre XI Executive

Enviado por Ize Sena em Ter, 08/11/2016 - 20:17
As trajetórias de três jovens empresários do mercado paraense, apresentadas durante um talk show, marcaram a abertura da 11ª edição do Executive, tradicional evento do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade do Estado do Pará (Uepa).  A programação teve início na noite desta quarta-feira, dia 9, e segue até o dia 11, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), com o tema Empreender: a atitude do momento.

Adriano Sirotheau, proprietário da Agência de Marketing Digital Urbe Comunicação; Fauzy Gorayeb, sócio proprietário da Rockfeller Barbearia; e José Fonteles, sócio da Levant Multimídia e Tecnologia contaram como foi abrir o próprio negócio e as ideias para que as novas empresas saírem do papel. Eles também responderam às dúvidas da plateia sobre os custos para por a empresa em prática e dicas para empreender.

“Eu empreendo desde o primeiro ano de faculdade. Fiz um trabalho onde tinha que desenvolver um serviço e depois resolvi colocar tudo em prática e abri uma empresa de sanduíches naturais, que durou 12 anos. Migrei para área de criação e abri uma empresa de publicidade, que é o meu quinto negócio. A dica é não ter medo de começar pequeno. Muitas vezes, a gente fica aguardando aquele melhor momento e este quem faz é você. Depois, buscar informações, que hoje estão dispostas muito fáceis”, afirmou Sirotheau.

O talk show denominado "É Possível" foi também conduzido por jovens, associados ao Conselho de Jovens Empresários (Conjove). A entidade, criada pela Associação Comercial do Pará (ACP), reúne pessoas com vontade de inovar, e algumas delas despertaram para o empreendedorismo ainda na Universidade.  A ideia do bate papo foi fomentar o empreendedorismo entre os jovens, independente da área.

Esse, aliás, foi o tema que atraiu a aluna Bruna Corecha, de 19 anos, que veio do município de Castanhal com outros dez colegas do Curso de Engenharia de Produção da Uepa, para participar do Executive. “A palavra empreender me chamou a atenção porque o nosso curso tem esse foco, mas nós fazemos o diferencial. No segundo semestre, vimos a disciplina Gestão Empresarial e achamos que seria ideal participar. Me inscrevi na oficina sobre Planejamento Estratégico, que tem muita relação com o projeto do meu Grupo de Pesquisa, que é buscar jovens empreendedores em Castanhal. Não basta criar, mas fazer diferente”, destacou.

Para o coordenador do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Uepa, Marcelo Correia, a temática não poderia ser mais apropriada. “Estamos na 11ª edição, é o evento mais tradicional do curso e sempre está antenado no que está acontecendo no mundo, na nossa região, feito pelos nossos alunos, sob os nossos olhares. Falar de empreendedorismo nesse momento de crise é mostrar que o secretário executivo também é empreendedor, tanto na vida profissional quanto na pessoal”.

Na abertura também foi apresentado um vídeo sobre o processo de produção de mais uma edição do Executive e uma performance dos alunos. Na ocasião, esteve presentes, além da comunidade acadêmica da Uepa e participantes externos, o vice-reitor, Rubens Cardoso; o diretor do CCSE, Anderson Maia; e a coordenadora geral do Executive 2016 e aluna do segundo ano do curso, Fernanda Luna.

Programação
As atividades do XI Executive seguem nesta quinta (10), a partir das 9h, no auditório do CCSE, com as palestras Inovação e Competitividade no Empreendedorismo; Sensibilização do Desafio Universitário Empreendedor; Empreendedorismo em Dois Tempos. À tarde, serão apresentados os estudo de caso sobre a empresa Nayah Amazon e o projeto Vem Pará Rua. As oficinas simultâneas serão sobre Planejamento Estratégico com Canvas e Desenvolvendo Sua Ideia com Google Design Sprint.

As inscrições ainda podem ser feitas, mas presencialmente, no credenciamento do evento. Os valores dos ingressos são R$ 20 para estudantes e R$ 35 para profissionais.

A programação completa está disponível em: https://www.sympla.com.br/xi-executive__89374

Texto: Ize Sena
Fotos: Nailana Thiely