Neste sábado, 21, o Teatro do Liceu da Música reabre as portas para o público. Para este reinicio, a Amazônia Jazz Band, corpo artístico da Secretaria de Estado de Cultura (Secult)/Theatro da Paz e administrado pela Academia Paraense de Música (APM), fará uma apresentação para marcar o retorno das atividades artísticas no local e também o início das atividades acadêmicas do Curso de Licenciatura Plena em Música da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
Desde o início da pandemia, em decorrência ao novo Coronavírus, as atividades presenciais do Teatro, vitrine para shows, concertos e manifestações artísticas de exaltação da cultura regional, estavam suspensas, respeitando o protocolo de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas, com o bandeiramento verde, as atividades de portas abertas poderão reiniciar com 50% da lotação máxima de capacidade do ambiente.
Segundo o coordenador do Campus de Bragança, Cláudio Trindade, esta retomada significa um marco na comunidade. “Celebramos o trabalho do Governo do Pará, através da Uepa em Bragança, na oferta de cursos com a missão de fomentar a cultura no âmbito educacional e artístico, constituindo-se um centro de excelência na formação de músicos e educadores musicais na região nordeste paraense’’.
Trindade também ressalta que a reabertura representa uma cooperação entre órgãos governamentais, “tendo também o intuito de intensificar as parcerias com a Secult e a Universidade, visando estabelecer suporte para o desenvolvimento artístico integrado na região”.
Já para o produtor cultural da Amazônia Jazz Band, Anderson Sandim, a apresentação também será uma retomada importante para a banda. “Nos representa a tomada dos concertos com o público. Será a primeira apresentação presencial desde o início da pandemia com bilheteria aberta e com uma nova Amazônia Jazz Band para apresentar”. No Teatro, que é ligado ao Sistema Integrado de Teatro da Secult, o corpo artístico traz um repertório com os clássicos internacionais do Jazz, música brasileira e paraense.
Entregue à sociedade do nordeste paraense em dezembro de 2018, o Liceu de Música de Bragança passou a ser administrado pela Uepa. Já em 2019, a instituição passou a ofertar cursos livres em música no Liceu. Em 2020, ofertou a primeira turma do curso de graduação. O Liceu de Música de Bragança conta com um teatro com capacidade para 300 pessoas, cozinha, refeitório, fonoteca, sala de planejamento, secretaria e 10 salas de aula para ensino da música. Todo o espaço foi pensado para formação livre de músicos de toda a região nordeste do Pará.
Serviço
Reabertura do Liceu da Música
Data: 21/08/21
Hora: 19h
Ingressos: estarão disponíveis a partir das 9h deste sábado, 21, na bilheteria do Teatro do Liceu, localizado na rua Justo Chermont, s/n, no Centro da Sede Municipal de Bragança. Ao todo, 180 ingressos serão distribuídos.
Texto: Larissa Silva (Ascom Uepa)
Fotos: Nailana Thiely (Ascom Uepa)