A Universidade do Estado do Pará (Uepa) inicia nesta segunda-feira, 11 de maio, das 8h às 20h, e com prazo de término indeterminado, o serviço de teleatendimento médico por meio de ligação telefônica, destinado às pessoas com suspeita de estar infectadas pelo novo coronavírus (COVID 19). O serviço será em formato de aconselhamento médico, sem prescrição de receitas, neste momento em que a pandemia e o isolamento social trouxeram um novo cenário para os atendimentos, em função das medidas restritivas em relação à movimentação de pessoas pelas ruas ou aglomeração em espaços fechados, a exemplo dos consultórios.
A utilização deste modelo de teleatendimento médico é estimulada também pelo fato de o Ministério da Saúde ter publicado no Diário Oficial da União, a Portaria Nº 467, que regulamenta atendimentos médicos à distância, porém a liberação da telemedicina será válida apenas durante a pandemia do coronavírus. “No Brasil e, também, no Estado do Pará é muito válido o teleatendimento, especialmente para os lugares mais distantes das áreas metropolitanas, onde este tipo de atendimento via ligação é imprescindível para que as comunidades possam ter acesso aos profissionais da saúde, não somente em tempos de Covid-19”, disse uma das organizadoras da ação, a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa, Vera Palácios.
O Teleatendimento contará com a participação de 27 médicos organizados por escala, entre residentes da Uepa, da área de Medicina da Família e Comunidade, e docentes que se prontificaram a participar por meio de voluntariado. “Na Uepa já trabalhamos há quarto anos ou mais com o Núcleo de Telemedicina, chamado Telessaúde, para apoiar os interiores e atenção básica e muitos profissionais de saúde foram apoiados através de e-mails. Neste caso, o apoio por ligação telefônica é necessário por ser simples e por apoiar o paciente à distância. Não faremos a princípio prescrição, mas sim aconselhamento médico que já será um grande apoio”, comentou a coordenadora do curso de Medicina da Uepa, Djenane Caetano.
Responsabilidade Social - O aconselhamento de pacientes ou pessoas com suspeitas de contaminação pelo Covid-19 também é uma forma de a Universidade exercer o papel de responsabilidade social com a sociedade paraense.
“A situação imposta pela COVID-19, que está tornando crítica a nossa vida, nos exige a cada dia um comportamento assertivo sobre as medidas que devemos tomar para controlarmos os efeitos danosos dessa pandemia. Nesse momento, tanto quanto a ciência, a solidariedade mostra-se fundamental se constituindo na sinergia para controlar emoções, medos, sentimentos, preocupações, experiências negativas e melhorar a autoestima. Por isso, a nossa Uepa, com ciência, solidariedade e ciente da responsabilidade social que lhe cabe, está não só ao lado da comunidade acadêmica, mas de toda a sociedade paraense, pelo envolvimento e protagonismo em inúmeras políticas públicas contextuais. E assim, nesse momento em que todos estão preocupados em assegurar a própria vida, os serviços de Teleatendimento estão disponíveis para possibilitar o reequilíbrio nos padrões de saúde e comportamento, necessários à garantia da vida em família e da sociedade paraense. Vamos juntos somar esforços para combater a COVID-19”, afirmou o reitor da Uepa, Rubens Cardoso.
O aconselhamento médico nesse momento de pandemia pode salvar vidas e tranquilizar as emoções das pessoas por meio de orientações sobre o vírus, instrumentalização de medidas de higiene, além de que conferir e checar queixas dos pacientes auxiliará no processo de encaminhamento de pacientes.
“A atuação nesse tipo de atendimento será uma novidade para mim, porém o mais importante é ajudar a população, e, no meu caso específico, eu tive a doença e estou em fase de recuperação, portanto não pude atuar mais na linha de frente com os meus colegas de profissão nos hospitais. Porém, quando me chamaram para fazer esse trabalho por teleatendimento sobre a Covid-19 eu aceitei com a certeza de que esse projeto se configurará como mais um recurso para continuarmos atuando na linha de frente do combate à pandemia, mesmo que de forma indireta”, ponderou a residente Medicina da Família e Comunidade da Uepa, Amanda Ramos.
A ação conta com a parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), que cedeu os aparelhos de telefone celular.
Serviço: Teleatendimento a pessoas com suspeitas de COVID 19
Início: dia 11 de maio
Término: Enquanto houver necessidade, durante a pandemia do coronavírus (Covid-19)
Horários: 8h às 12h/ 12h às 16h/ 16h às 20h
Confira a escala da semana de 11 a 17 de maio:
DIA DA SEMANA | HORÁRIO/ TELEFONE |
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Segunda-feira |
8h às 12h - (91) 98895 5982
12h às 16h - (91) 98112 6338
16h às 20h - (91) 98112 1230
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Terça-feira |
8h às 12h - (91) 98467 3799
12h às 16h - (91) 98460 9367
16h às 20h - (91) 98895 1972
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Quarta-feira |
8h às 12h - (91) 98439 3661
12h às 16h - (91) 98423 1861
16h às 20h - (91) 98895 5990 |
Quinta-feira |
8h às 12h - (91) 98895 5982
12h às 16h - (91) 98460 9367
16h às 20h - (91) 98417 2090 |
Sexta-feira |
8h às 12h - (91) 98112 1477
12h às 16h - (91) 98895 2256
16h às 20h - (91) 98410 5403 |
Sábado |
8h às 12h - (91) 98467 3799
12h às 16h - (91) 98112 1230
16h às 20h - (91) 98410 5403
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Domingo |
8h às 12h - (91) 98444 0026
12h às 16h - (91) 98112 1477
16h às 20h - (91) 98895 5990
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Texto: Daniel Leite Jr
Foto: Nailana Thiely