Médicos, enfermeiros e odontólogos atuantes em municípios distantes da capital paraense como Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Juruti, Bujaru, e nas demais localidades do Estado do Pará, podem tirar dúvidas sobre procedimentos, diagnósticos e prescrições médicas por meio da plataforma online do Telessaúde. O Telessaúde tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento básico no Sistema Único de Saúde (SUS) ao utilizar as tecnologias de informação.
Os profissionais, lotados nos 144 municípios paraenses, recebem assistência médica online. Ao acessar a Plataforma, a dúvida é encaminhada ao sistema. Automaticamente, os monitores lotados na sede do Núcleo do Telessaúde, que fica no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizado na travessa Perebebuí, nº 2623, verificam com frequência as informações e o andamento dos procedimentos.
O médico Yuji Ikuta é o telerregular do sistema. Ele é responsável em avaliar, classificar as dúvidas e encaminhá-las aos especialistas. “ Temos médicos pediatras, clínicos gerias, cardiologistas, neurologistas, dermatologistas, e profissionais de todas as especialidades. Eles são médicos e professores da Universidade, prontos para responder as dúvidas. A demanda chega no meu e-mail e no meu Whatsapp, avalio e já direciono para o médico responder”, explica Yuji Ikuta.
A resposta deve ocorrer no prazo máximo de 72 horas, por isso não são atendidas demandas de urgência e emergência. De acordo com o telerregulador, a Plataforma, que pode ser acessada em computadores fixos, portáteis, ou dispositivos móveis, melhora a qualidade do atendimento na Atenção Básica, pois diante de dúvidas, os profissionais recebem respostas completas baseadas em evidências, por professores da Universidade, que a todo tempo atualizam os conhecimentos.
“O médico que recebe o retorno avalia se foi de maneira satisfatória. As respostas vêm acompanhadas das literaturas em que foram consultadas. Com a Plataforma, os profissionais conseguem resolver o problema do paciente lá mesmo onde estão. A quantidade de encaminhamentos reduz, aumenta a educação e aprendizado”, ressalta.
A equipe do Telessáude da Uepa visitou os municípios do Estado para cadastrar e treinar os médicos a utilizarem o sistema. O cadastro e o acesso a Plataforma são feitos pelo endereço eletrônico http://
No início do mês de maio, o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Pará (Cosems) assinou um termo de cooperação técnica com a Uepa, para o investimento de R$ 15 mil mensais, até o final de 2016, para a contratação de profissionais que atuarão na sede do Telessaúde, na Uepa. Os profissionais serão responsáveis pelo monitoramento administrativo do sistema.
Texto: Renata Paes
Foto: Nailana Thiely