Toefl está disponível para estudantes da Uepa

Enviado por Fernanda Martins em Seg, 16/05/2016 - 12:38

Tags

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) abre hoje (16) as inscrições para aplicação do Test of English as a Foreign Language (Toefl) na modalidade Integral Transformative Practice (ITP). O exame vem sendo usado amplamente como critério de seleção para bolsistas por programas como, por exemplo, o Ciência Sem Fronteira, entre outros. O exame será aplicado na Instituição e terá um limite de 80 vagas.

A aplicação do Toefl ITP ocorrerá no dia 10 de junho, uma sexta-feira, às 14h, no Campus III/Educação Física da Uepa para atender as demandas de candidatos que encontravam dificuldades de se inscrever nas aplicações anteriores. A aplicação do Toefl ITP é parte do programa Inglês sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e visa estimular o aprimoramento no conhecimento da língua inglesa, uma vez que permite ao candidato avaliar o próprio desempenho em uma prova de padrão internacional.

Esta aplicação da prova será exclusiva para estudantes de graduação e pós-graduação da Uepa e apenas estes poderão se inscrever. O exame não garante um intercâmbio, ou mesmo uma aprovação, em um programa de pós-graduação. Contudo, o Toefl ITP vem sendo adotado como critério de seleção de candidatos a intercâmbios e aos programas de Pós-graduação.

As inscrições prévias são feitas online no sitio http://isfaluno.mec.gov.br/index/acesso/i/c. Essa pré-inscrição irá gerar uma lista de presença a ser conferida no dia pelo aplicador oficial da prova. O candidato que não constar nesta chamada não poderá realizar o exame. No momento da prova, a inscrição será efetivada através de preenchimento de formulário e todos os inscritos presentes devem portar identidade e CPF. Caso algum candidato saiba de antemão que não comparecerá ao exame, este poderá cancelar sua inscrição, com até 48h de antecedência, para que sua vaga seja cedida a outro inscrito.

Cada vez mais difundido entre as instituições de ensino, o Toefl ITP visa avaliar o nível de proficiência do estudante na escala internacional de classificação A1, A2, B1 , B2, C1 e C2. Ele é aceito nacionalmente, informação que estará expressa no edital das seleções de admissões em pós-graduações, o que vem ocorrendo com certa frequência. As instituições no exterior pedem uma prova de proficiência internacional, mas, há como fazer a equivalência entre as pontuações de provas.

Texto: Fernanda Martins

Foto: Nailana Thiely