Uepa Ambiental realiza ação solidária no Aurá

Enviado por Daniel Leite em Sex, 05/06/2020 - 17:53

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Programa Uepa Ambiental, realizou nesta sexta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, uma ação solidária com doações de cestas básicas e materiais de limpeza para integrantes da Cooperativa Amigos do Lixão (COOPALIX) e da Associação de Catadores do Aurá (ASCA), que desenvolvem trabalhos de coleta e seleção de resíduos sólidos no Aterro Sanitário do Aurá, localizado em Ananideua, na Região Metropolitana de Belém.

A proposta da ação solidária surgiu motivada por um pedido de ajuda dos catadores da COOPALIX e da ASCA, em função da queda significativa na renda, durante a pandemia do novo Coronavírus, além da inviabilidade de uma programação para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

“A Uepa, há um tempo, sentiu a necessidade de se tornar uma instituição mais sustentável e a partir desse desejo criou o Programa Uepa Ambiental para cuidar dos resíduos que a Universidade gera e, desde então, temos realizado uma parceria com a Cooperativa e Associação de Catadores do Aurá. Portanto, com a pandemia do Coronavírus, percebemos que eles estavam sofrendo por ter sido reduzida a coleta de materiais e, consequentemente, a renda de todos eles. Sendo assim, atrelado ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que não podíamos deixar passar em branco, decidimos realizar essa ação solidária para auxiliar e dar apoio nesse momento de dificuldade que os catadores e suas famílias têm enfrentado”, afirmou o pró-reitor de Gestão e Planejamento, Carlos Capela.

O Programa Uepa Ambiental doou na ação, 33 cestas básicas com 15 itens cada, além de um conjunto de materiais de limpeza, contendo 252 unidades de produtos, que foram entregues à coordenação da COOPALIX e da ASCA. “É muito importante ver que a Uepa valoriza nossa parceria, mantendo sempre as portas abertas para os catadores, seja por meio da coleta dos resíduos da Instituição, que nós fazemos, ou agora por meio de uma atitude solidária. Nós ficamos imensamente felizes, pois é a certeza de comida na mesa de nossas famílias esse mês“, contou a secretária da Cooperativa Amigos do Lixão (COOPALIX), Silviane Souza.

A ação solidária, que marca a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente pela Uepa, teve o apoio de servidores da Instituição no processo de arrecadação de recurso financeiro que totalizou $1.667, usados para a compra do material de higiene e das cestas básicas.

“Os catadores de resíduos sólidos são agentes ambientais que precisam ser valorizados e num dia como esse, em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, é preciso olhar para essas pessoas, tal como se olha para a natureza, pois dentro do meio urbano são eles que realizam a manutenção do problema do lixo em uma metrópole. Portanto, é uma data para repensarmos nossas atitudes em função do meio ambiente, sendo assim, a Uepa se propôs realizar essa ação solidária como uma forma de dar apoio a esses profissionais tão significantes para nossa cidade. Essa foi nossa primeira doação durante a pandemia, porém temos a projeção de efetuar novos momentos de ação solidária, futuramente, como a realizada hoje”, declarou o engenheiro ambiental e coordenador do Uepa Ambiental, Hyago Souza.

Texto/Fotos: Daniel Leite Jr