Uepa apresenta metas para 2016 à Comitê de C&T

Enviado por Ize Sena em Qua, 02/12/2015 - 16:19

O Comitê Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado reuniu-se na última terça-feira (1), na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), com o objetivo de alinhar informações e pactuar iniciativas conjuntas ligadas à CT&I.

O Comitê é composto pelos titulares da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), Fundação Amazônia de Amparo à Pesquisa e Estudos do Estado do Pará (Fapespa), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) e Fundação Guamá, gestora do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá.

Na ocasião, os gestores apresentaram, de forma detalhada, seus principais projetos e ações ligadas ao fomento da CT&I no estado. Organização de eventos, financiamento de pesquisa, lançamento de editais e capacitação de servidores foram alguns dos temas identificados como sendo de interesse comum a todas as instituições presentes.

O reitor da Uepa, Juarez Quaresma, apresentou as metas da Instituição para 2016 referentes ao investimento em Tecnologia, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, e as possíveis ações a serem desenvolvidas em parceria com a Fapespa, Prodepa e Parque de Ciência e Tecnologia. Uma das metas é solucionar problemas relacionados à comunicação via internet em alguns campi, a exemplo do localizado em Cametá, com o investimento em logística pela Prodepa. Com o auxílio da Empresa de Tecnologia também se prevê que o acesso à internet de fibra óptica seja ampliado. Atualmente, além da capital, somente os campi de Santarém, Altamira, Castanhal e Marabá possuem essa facilidade.

“Também estão sendo pensadas ações de pesquisa e inovação específicas com a Fapespa para alavancar a pesquisa e a pós-graduação na Uepa. Essas medidas serão anunciadas no próximo ano”, adiantou Juarez Quaresma. Na área da inovação, outra meta da Universidade é aproximar as ações do Núcleo de Inovação e Transferência e Tecnologia (NITT) ao Parque de Ciência e Tecnologia.

“Este Comitê materializa a consolidação de um sistema estadual de CT&I. Todas as instituições que o compõem desenvolvem ações que podem ser potencializadas por meio de parcerias umas com as outras. Daqui para frente, vamos estabelecer uma agenda de trabalho coletiva e viabilizar projetos com grande capacidade de gerar impactos positivos para toda a sociedade”, destacou o secretário Alex Fiúza de Mello.

As reuniões do Comitê são mensais, sempre às primeiras segundas-feiras de cada mês. Em janeiro de 2016, já estão previstas mais duas reuniões para efetivar o planejamento das ações conjuntas.

Texto e fotos: Ana Carolina Pimenta/Ascom Sectet, com informações de Ize Sena/Ascom Sectet